Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (30/4) aponta que 38% da população vê a atuação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da segurança pública como negativa. Outros 32% consideram regular, enquanto 25% dizem ser positiva.
O percentual dos que desaprovam o trabalho do petista na área é maior entre aqueles que recebem mais de cinco salários mínimos (49%), evangélicos (51%) e que votaram em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno (69%).
Em contrapartida, os governos estaduais são mais bem avaliados quando se trata de segurança pública. De acordo com o levantamento, 36% avaliam a gestão estadual como positiva, seguidos de 29% dos que consideram regular e, 28%, negativa.
A pesquisa ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%.
Percepção da violência
Ainda segundo a sondagem, 47% da população avalia que a violência aumentou nos últimos 12 meses, ante 36% que consideram que ficou igual. Apenas 15% disseram que diminuiu.
Para 70% dos entrevistados, a violência e o crime organizado são problemas nacionais, enquanto 26% afirmam ser regionais. Além disso, a maioria da população (85%) acredita que os temas são de responsabilidade compartilhada dos governos estaduais e federal.