CPI do INSS: deputados da base de Lula dão quase metade de assinaturas

Deputados federais de partidos da base do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deram mais de 80 assinaturas em apoio à instalação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) do “Roubo aos Aposentados”. O documento proposto pela oposição para apurar as fraudes no INSS foi protocolado nesta quarta-feira (30/4), com 185 apoios. O esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões foi revelado por reportagens do Metrópoles e levou a uma mega-operação da Polícia Federal na última semana.

Os partidos da base do governo no Congresso Nacional que têm deputados como signatários são MDB, União Brasil, Partido Social Democrático (PSD), Republicanos e Partido Progressistas (PP). Todas essas legendas ocupam ministérios no governo de Lula, mas têm núcleos oposicionistas.

Veja a relação de apoios à instalação da CPI por partido da base:

  • União Brasil: 25 assinaturas;
  • Republicanos: 18;
  • PP: 18;
  • MDB: 11;
  • PSD: 9.

A base do governo Lula (PT) no Congresso Nacional acumula um histórico de infidelidade em pautas caras ao Executivo. Na defesa da urgência à anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, diversos deputados de oposição foram signatários, enquanto o governo tinha posião contrária.

CPI protocolada

Deputados de oposição protocolaram, nesta quarta-feira (30/4), o requerimento de abertura da comissão parlamentar de inquérito (CPI) do “Roubo dos Aposentados”.

As assinaturas foram reunidas pelo deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), com apoio de líderes de oposição. O regimento prevê que, para a instalação de uma CPI, são necessários 171 signatários, ou seja, um terço dos membros da Câmara dos Deputados.

A instalação do colegiado, por sua vez, fica a cargo do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Entretanto, na reunião de líderes desta quarta, Motta frisou que há uma fila de pedidos de instalão de CPIs e não se comprometeu a instalar o colegiado.

Uma CPI tem poder de investigação, podendo, por exemplo, requisitar informações de órgãos da administração pública e requerer audiências, inclusive com ministros de Estado.

O esquema de fraudes no INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens iniciadas em dezembro de 2023, que levaram à instauração de inquérito pela PF para investigar as cobranças feitas por entidades registradas em nome de laranjas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.