Secretário de Tebet responsável pela revisão de gastos pede demissão

O Ministério do Planejamento e Orçamento, chefiado pela ministra Simone Tebet, informou na tarde desta quarta-feira (30/4) que Sergio Firpo pediu exoneração da Secretaria de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Assuntos Econômicos.

À frente da secretaria desde a recriação da pasta do Planejamento, Firpo deixará o cargo na próxima segunda-feira (5/5).

“Meu compromisso com a ministra Tebet foi o de estruturar uma área dentro do MPO que contribuísse para fortalecer a agenda de avaliação no executivo federal e desenvolvesse instrumentos para o aprimoramento contínuo da qualidade do gasto público. Após mais de dois anos de trabalho, percebo que fizemos importantes avanços nessa direção”, afirmou Firpo.

Em comunicado, o ministério ressaltou que inovações no processo de revisão de gastos foram implementadas e integradas ao ciclo orçamentário por meio do Plano de Diretrizes Orçamentárias (PLDO).

Sobre a saída do secretário, a ministra Simone Tebet afirmou:

“Registro meu agradecimento a Sérgio Firpo pelo reconhecido trabalho à frente da Secretaria de Revisão de Gastos. Ao longo de dois anos e meio, sua dedicação foi fundamental para o aprimoramento da qualidade do gasto público e da eficiência dos serviços à população. Gastar de forma eficiente os recursos dos contribuintes em projetos que são essenciais para a proteção de segmentos mais vulneráveis da economia é uma das tarefas mais importantes dos governos. Desejo-lhe pleno êxito em seus novos desafios”.

Substituto

Firpo deverá voltar a dar aulas no Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). O secretário-adjunto, Wesley Matheus de Oliveira assume, como substituto, o comando da secretaria.

Essa é a segunda baixa na equipe da ministra em menos de um ano. Em julho de 2024, Paulo Bijos pediu para sair da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), às vésperas do envio ao Congresso Nacional do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.