Os chás oferecem diversos benefícios para a saúde quando introduzidos na alimentação de forma correta. Entre os sabores mais populares, estão o chá mate, erva-doce e camomila. Mas existe um chá de fruta, pouco consumido, que pode trazer uma série de vantagens: o de lichia.
A nutricionista Cibele Santos destaca que o chá de lichia oferece vários benefícios. Ele tem ação antioxidante e anti-inflamatória, e ainda melhora a imunidade.
“O chá contém compostos como vitamina C, vitaminas do complexo B, minerais e fitoquímicos que contribuem para a saúde cardiovascular, digestão, saúde óssea e pele”, acrescenta a especialista.

Confira os benefícios do chá de lichia:
Saúde cardiovascular: o chá de lichia pode contribuir para a saúde do coração, ajudando a controlar a pressão arterial devido ao seu teor de potássio e baixo teor de sódio.
Saúde óssea: a lichia contém minerais como fósforo, magnésio e cálcio, importantes para a saúde óssea, ajudando a prevenir a perda óssea e a osteoporose.
Saúde da pele: a vitamina C e os compostos fenólicos da lichia ajudam a proteger a pele contra o envelhecimento precoce, têm propriedades de rejuvenescimento e proteção contra os raios UV.
Saúde digestiva: a lichia contribui para o bom funcionamento intestinal, evitando a prisão de ventre e auxiliando na prevenção do câncer de cólon.
Anti-inflamatório: o chá pode ser anti-inflamatório, devido à presença de compostos antioxidantes e fenólicos. Eles ajudam a reduzir a produção de substâncias inflamatórias no corpo e a combater os radicais livres, que podem aumentar a inflamação.