Vereadores discutem obras e melhorias durante sessão itinerante em Guabiruba

Na noite de terça-feira, 29 de abril, a Câmara Municipal de Guabiruba transferiu sua estrutura para o Clube Dez de Junho, no Centro, onde realizou sua primeira sessão itinerante do ano. A sessão teve como objetivo aproximar o Poder Legislativo da comunidade, oportunizando que os cidadãos acompanhassem a dinâmica de uma sessão, além de abrir espaço para manifestações populares.

O encontro foi presidido pelo vereador Alexandre Felipe Pereira (Progressistas), tendo também a mesa composta pelo vice-prefeito Cledson Roberto Kormann e pelo presidente do Clube Dez de Junho, João Zirke.

Recepção

Jaime Luiz Nuss usou a tribuna para falar em nome do clube, lembrando a trajetória de 47 anos da instituição, recordando seu pai e os demais fundadores que deram início aos trabalhos e contribuíram de forma decisiva para o crescimento do clube. Destacou a estrutura e parabenizou o atual presidente, João Zirke, que, assim como outros, representa uma nova geração.

Executivo presente

Cledson Kormann representou a Prefeitura Municipal e, como vice-prefeito, falou sobre as obras em andamento e outras que estão no planejamento para a parte central e demais regiões de Guabiruba.

Importância da sessão

Osmar Vicentini Filho (PL) falou sobre a importância da sessão itinerante, que proporciona momentos de interação com a comunidade. Aproveitou também para agradecer ao secretário de Obras, Jair Brambila, pelas melhorias no bairro Lageado Alto, conforme suas solicitações. Por fim, agradeceu pelo conserto de um buraco em frente à Câmara Municipal.

Anderson Luiz Cavichioli (Progressistas) agradeceu a presença da comunidade, mas afirmou que gostaria de ver uma participação ainda maior. Comentou também sobre obras necessárias na região central, como a revitalização de vias e calçadas, a Unidade Básica de Saúde e a creche do Centro, obras que foram mencionadas pelo vice-prefeito em sua fala inicial.

Carlos Henrique Graf da Silva, o “Ique” (PSD), parabenizou a diretoria do Clube Dez de Junho, destacando o trabalho realizado. Também parabenizou o bairro Guabiruba Sul, que conquistou, pela primeira vez, o título dos Jogos Comunitários. Ique destacou ainda a importância da união entre Legislativo, Executivo e comunidade para o progresso do município.

Alfred Nagel Neto, o “Fred” (MDB), agradeceu a presença da comunidade e reforçou o desejo de uma maior participação popular para o aprimoramento do processo democrático. Solicitou ao vice-prefeito a limpeza das vias e passeios públicos, relatando que, ao caminhar pela área central, constatou “desleixo” em relação à manutenção desses espaços.

Diego Borges Veneruchi (PSD) foi breve e agradeceu ao Clube Dez de Junho pela cessão do espaço para a realização da sessão itinerante, além de se colocar à disposição da comunidade.

Jair Francisco Kohler (Progressistas) aproveitou o espaço para solicitar a instalação de uma placa de identificação (logradouro) na Rua Otto Dirschnabel. Também pediu melhorias na rótula da Pomerânia e a instalação de um redutor de velocidade próximo ao Posto Dez de Junho.

Alexandre Felipe Pereira destacou ações realizadas no Centro e em outras partes da cidade, com ênfase no setor da saúde, como os serviços prestados pela Associação Hospitalar e a atuação ostensiva da Polícia Militar. Sobre a sessão itinerante, reforçou que o objetivo é aproximar a estrutura e os temas do Poder Legislativo das comunidades.

Eduarda Schweigert (MDB) falou brevemente sobre a história do Clube Dez de Junho, citando seu tio Jaime Nuss e outros familiares que contribuíram de forma decisiva para o clube. Agradeceu a Jaime por tê-la ajudado a conquistar uma cadeira no Legislativo. Por fim, destacou a importância da sessão itinerante como espaço democrático.

Justavo Barroso e Silva (Podemos) afirmou que seu trabalho se dá no dia a dia das comunidades, “na rua”. Agradeceu ao secretário de Planejamento, Euller Comper, que participou de reunião com a comunidade oferecendo as respostas necessárias. Aproveitou o espaço para registrar sua indignação em relação às declarações do prefeito Valmir Zirke em entrevista a uma rádio regional, onde teria desqualificado seu trabalho como vereador. Disse que tais “inverdades” têm tirado seu sono.

Espaço para a comunidade

O primeiro morador a utilizar o espaço para manifestação foi Adelino Stedeli, que solicitou intervenção em um trecho da Rua Otto Dirschnabel que sofre com erosão, além da instalação de uma placa de identificação e uma sinalização de “Rua Sem Saída”.

Willian Bretzke abordou a construção do Abatedouro Municipal, obra que, segundo ele, conta com investimento superior a R$ 1 milhão e está sendo realizada em um terreno ainda não regularizado pela prefeitura. Ele também questionou a viabilidade econômica do equipamento público. Por fim, mencionou a quebra de decoro por parte de um vereador, supostamente envolvido em despejo irregular de resíduos têxteis.

Saldanha, morador da região central, apresentou uma reclamação sobre “mau cheiro” na localidade, que, segundo ele, pode estar sendo causado por uma empresa.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Guabiruba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.