Inscrita para o uso da tribuna na sessão ordinária desta terça-feira, 29 de abril, a vereadora Bete Eccel (PT) se manifestou sobre a posição de Brusque como a cidade menos arborizada do Brasil. A colocação foi mostrada em ranking divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em dados coletados no Censo de 2022, indicando que apenas 22,2% das ruas nas áreas urbanas são arborizadas e 77% dos domicílios da cidade não têm árvores ao redor.
“Se a gente quer uma cidade que tenha melhoria de qualidade do ar, regulação de temperatura, bem-estar psicológico, valorização imobiliária, redução de ruído, biodiversidade urbana, drenagem e prevenção de cheias, é fundamental que o poder público tenha em mente que a gente precisa estar investindo em arborização urbana”, disse. “Não é apenas uma questão estética, mas uma estratégia essencial para cidades sustentáveis, saudáveis e resilientes”, complementou.
Escolas cívico-militares
Eccel ainda trouxe ao plenário uma crítica ao modo como foi selecionada a próxima escola de Brusque para o programa cívico-militar. A vereadora observou que a consulta feita para a escolha do educandário teria sido feita exclusivamente em enquete na rede social do prefeito André Vechi (PL). “Uma consulta pública somente na rede pessoal, onde lá estão, obviamente, os seus seguidores, não usando os demais meios de comunicação oficiais da Prefeitura é bastante estranho”, declarou.
Bete sugeriu ainda a realização de pesquisa que envolva toda a comunidade escolar para avaliar a qualidade das escolas cívico-militares já implantadas. “Têm chegado até nós depoimentos contrários, falas preocupantes e de alerta sobre o desempenho destas escolas, sobre o real objetivo e funcionalidade na prática cotidiana”, compartilhou. “Vamos continuar com esse dispêndio financeiro de mais de R$ 1 milhão ao ano para uma proposta que não temos uma efetiva avaliação do resultado quantitativo e qualitativo?”, questionou a parlamentar.
Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque
Assista à fala da vereadora na íntegra aqui: