A onça-parda que assustou moradores do Centro de Iconha, no sul do Espírito Santo, na manhã desta sexta-feira (2/5), após ser flagrada circulando pelas ruas da cidade, mobilizou equipes de resgate e provocou uma operação que durou quase três horas.
O animal foi visto por volta das 5h, na Avenida Muniz Freire, próximo a uma academia e à Câmara Municipal de Vereadores. Ele chegou a entrar na garagem de uma residência, localizada ao lado da Câmara Municipal.
Imediatamente, moradores alertaram as autoridades. Equipes da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Municipal rapidamente chegaram ao local para realizar a captura com segurança.
Nas imagens registradas pelas equipes, é possível ver o animal assustado e esturrando — ato de mostrar as presas para intimidar, alertar ou marcar território.
Após quase três horas de operação, que incluiu isolamento da área e uso de equipamentos específicos, como redes e um cambão de aço, a onça foi resgatada às 7h45, sem nenhum registro de feridos.
A onça-parda, conhecida também como suçuarana, é típica da fauna brasileira e geralmente evita contato com humanos. No entanto, especialistas explicam que a aproximação desses animais em áreas urbanas ocorre principalmente quando estão em busca de alimento ou são deslocados de seu habitat natural, sobretudo em regiões próximas a matas.