Após um terremoto de magnitude 7.4 ser registrado no extremo sul do Chile, nesta sexta-feira (2/5), o presidente Gabriel Boric convocou a evacuação de toda a costa da região de Magalhães. Há alerta de tsunami na região.
“Apelamos à evacuação de toda a costa da região de Magalhães. Neste momento, nosso dever é prevenir e ouvir as autoridades”, escreveu Boric na rede social X.
O presidente informou, ainda, que deu início à gestão de riscos de desastres regionais e nacionais. “Todos os recursos estaduais estão disponíveis”, destacou.
O que está acontecendo
- Um tremor de magnitude 7.4 foi registrado às 8h58 no Chile, no horário local (por volta de 9h58 em Brasília), 218 km ao sul de Puerto Williams, cidade da região de Magalhães.
- Fenômeno foi registrado no mar, a 10 km de profundidade.
- O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) orientou que a região costeira de Magalhães, que fica no extremo-sul do país, e a praia do território antártico sejam esvaziadas por uma ameaça de tsunami.
O Senapred divulgou um alerta vermelho para tsunami na região. “Lembre-se de agir com calma e seguir as instruções das autoridades e equipes de resposta. Durante a evacuação, não se esqueça de considerar seu animal de estimação e suas necessidades”, escreveu o órgão.
O terremoto também foi sentido na Argentina, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Até o momento, não há relatos de danos ou vítimas em nenhum dos dois países.