Típico da região Amazônica, o açaí é um fruto com “superpoder”, conforme define a médica Camila Ciancio. A especialista em nutrologia sustenta que o alimento favorece a longevidade e a saúde de órgãos como cérebro e coração. Antes de citar os benefícios do consumo, ela argumenta ser necessário “esquecer a versão industrializada cheia de xarope”. “Estou falando do açaí raiz, purinho mesmo”, salienta.
De acordo com a médica, o açaí é “lotado” de antioxidantes, em especial as antocianinas, ativos capazes de ajudar a combater os radicais livres e desacelerar o envelhecimento das células.
“Também tem gorduras boas, por exemplo, ômega 6 e ômega 9, além da vitamina E, responsável pelo brilho da pele”, acentua. Considerada uma boa fonte de energia, Camila define o fruto como “um escudo natural para o corpo”.
Benefícios de comer o fruto
A especialista em medicina ayurvédica e saúde integrativa detalha quais são os órgãos mais beneficiados pelo consumo do fruto:
- Coração: as gorduras boas presentes na composição do açaí ajudam a equilibrar o colesterol.
- Cérebro: o alimento é fonte de antioxidantes, eficazes em proteger os neurônios e melhorar a memória.
- Fígado: a médica enfatiza que até o fígado “curte o açaí”, por contribuir com a redução das inflamações do corpo.
- Pele: a cútis ganha um belo viço e proteção contra o envelhecimento precoce em razão das vitaminas.
Quanto ao melhor horário para comer o fruto, Camila Ciancio orienta ser de manhã ou no pré-treino: “O açaí é sucesso nessas ocasiões por dar energia e proteger as células durante o exercício”.
Ela aconselha evitar ingerir à noite, principalmente em grande quantidade, por ser energético e atrapalhar o sono. Caso opte por consumir o alimento como lanche, ela instrui adicionar granola sem açúcar ou frutas para “equilibrar”.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.