A missa das 19h de domingo, 04 de maio, da igreja Matriz São Luís Gonzaga foi marcada pelo último dia do tríduo de preparação para a ordenação diaconal do seminarista, Saymon Alves Meyer. A celebração, com a bênção dos paramentos litúrgicos, foi presidida pelo padre Diomar Romaniv, que teve um papel importante na caminhada vocacional do religioso.
Natural de Anitápolis, Saymon se mudou para Brusque em 2011 para ingressar no seminário de Azambuja. Ele conta que ali permaneceu até 2016, quando estava no último ano da formação de Filosofia.
“Meu período de formação foi um pouco diferente dos demais, pois eu fiz o seminário menor, estudei os três anos do ensino médio enquanto estava na casa de formação. Em 2014 iniciei a etapa do discipulado, com a faculdade de Filosofia. Quando estava no último ano, por uma decisão conjunta com meus formadores, interrompi minha formação sacerdotal. E neste momento, entra a Paróquia São Luís na minha vida, eu digo que ela foi minha escola de esperança, entre 2016 a 2021”, contou.
Ele lembra que foi neste período, em especial com a chegada do padre Diomar à paróquia, que redescobriu sua vocação ao sacerdócio. “Quando saí do seminário havia dito para mim mesmo que não queria mais ser padre, porém a convivência da vida paroquial, cantando nas missas e com o convite do padre Diomar para assessorar a catequese, pude redescobrir minha vocação. Além disso, também dei aula no colégio São Luiz, que fez com que eu conhecesse ainda mais o carisma dos padres Dehonianos”.
Tríduo preparatório
Saymon explica que em preparação à ordenação faz-se uma semana de oração com momentos marcantes, e ele escolheu concluir este ciclo na Paróquia São Luís Gonzaga. “Resolvi realizar o tríduo nos três domingos que antecedem a ordenação, pois cada missa foi realizada em um lugar diferente. A primeira celebração, onde fiz a profissão de fé, foi na paróquia Nossa Senhora das Necessidades, em Florianópolis, onde estou morando atualmente e vou exercer o ministério diaconal. Já a segunda missa, marcada pelo juramento de fidelidade, aconteceu na Paróquia de Anitápolis, onde nasci e fui batizado. E para concluir esse caminho que me levará à ordenação, com a benção dos paramentos litúrgicos, escolhi a Paróquia São Luís Gonzaga, pois foi o lugar onde Deus reacendeu em mim a chama da vocação”.
Ele ressalta que viver este momento junto a comunidade que o acolheu tão bem é motivo de alegria e gratidão. “Meu coração se enche de alegria e ansiedade, pois se aproxima o momento do meu sim definitivo ao Senhor, apesar da minha meta ser o sacerdócio, este passo é muito importante para o serviço ao reino de Deus. Poder celebrar a conclusão do tríduo aqui na Matriz é motivo de felicidade, pois estou junto de muitas pessoas queridas e especiais, que contribuíram para que eu crescesse como ser humano e cristão”, frisou.
Presidindo a celebração, o padre Diomar Romaniv, expressa sua felicidade em celebrar junto a Saymon este momento especial. “Sempre é uma graça celebrar uma missa, ainda mais em um lugar que para mim marcou muito, faz meu coração se encher de alegria. E hoje ainda mais especial, às vésperas da ordenação do Saymon, que tanto contribuiu para a Paróquia, agora dando esse passo definitivo, respondendo ao chamado de Deus. Então é um louvor e gratidão por esse fruto vocacional”, finalizou.
A ordenação diaconal de Saymon acontece no dia 10 de maio, às 9h, na Paróquia São Francisco de Assis, em Palhoça. Já a ordenação sacerdotal, será no dia 11 de outubro, às 9h, na Paróquia São Luís Gonzaga.