Agricultura Familiar de Presidente Tancredo Neves ganha reforço com mais uma agroindústria e outras ações

O município de Presidente Tancredo Neves, no território de identidade do Baixo Sul, recebeu, neste sábado (03/05), mais uma agroindústria familiar, que vai potencializar a produção de bolos, licores, doces, sequilhos e temperos da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiar Do Riachão do Meio (AAFARME).

Localizada a cinco quilômetros da sede do município, a unidade de beneficiamento da mandioca e cozinha comunitária, conta com equipamentos e veículo utilitário, que irão qualificar os produtos, proporcionar melhores condições de trabalho para as famílias atendidas e viabilizar a comercialização da produção.

A iniciativa é do Governo do Estado da Bahia, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (SDR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). No município também foram entregues 50 barracas de feira livre padronizadas e foi autorizada a construção de duas pontes nas regiões do Piau e Roda D’água.

O diretor Geral da CAR, Alexandre Simões, destacou a importância dessas entregas, tanto das barracas, que ajudam na comercialização da produção, quanto da unidade de beneficiamento, um empreendimento da agricultura familiar liderado por mulheres, que estão produzindo e comercializando diversos produtos. “São licores, doces, bolos e salgados, que elas vendem aqui para o mercado institucional e também para os supermercados da região. São investimentos que fortalecem a agricultura familiar e promovem a agregação de valor a esses produtos, levando dignidade, renda e melhoria das condições de vida nas comunidades”.

Maria Francisca Machado Pereira, presidente da Associação, ressaltou que a conquista da cozinha comunitária é a realização de um grande sonho para a comunidade. “Antes desse empreendimento, nossa produção era limitada, porque não tínhamos espaço físico suficiente para a produção e o armazenamento. Com a cozinha, conseguimos ampliar a produção e transformar em renda produtos que seriam descartados, além de agregar valor a produtos com pouca valorização pelo mercado convencional. Essa não é apenas uma conquista financeira, mas também uma forma de fortalecer a agricultura familiar e a nossa comunidade e incentivar nossos jovens a permanecerem no campo, com qualidade de vida”.

Alexandre Simões reforçou ainda que o Governo do Estado autorizou também a licitação para a construção de duas pontes em duas comunidades rurais, que tem um número muito grande de agricultores que sofrem nos períodos de chuva, tanto para o escoamento da produção quanto para o deslocamento no dia a dia, para as crianças estudarem.

Mais desenvolvimento

A AAFARME, que foi fundada no ano de 1997, com o intuito de organizar a comunidade na luta por seus direitos e na busca pela qualidade de vida dos(as) associados(as), que atualmente são 25, na sua maioria mulheres, passou a contar com liquidificador industrial, freezer horizontal, ralador elétrico de mandioca, forno industrial, fogão, desidratador, seladora a vácuo, poço artesiano, veículo utilitário, entre outros equipamentos. A unidade de beneficiamento conta ainda com energia solar, que contribuirá para a redução de custos com energia.

O post Agricultura Familiar de Presidente Tancredo Neves ganha reforço com mais uma agroindústria e outras ações apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.