Você provavelmente já sabe da importância de cuidar bem dos seus dentes como uma forma de prevenir doenças bucais. Contudo, esse hábito vai além do que diz respeito à cavidade oral – diversos estudos já comprovaram que problemas originados na boca podem se alastrar para outras partes do corpo, desenvolvendo enfermidades mais graves que, a princípio, parecem não ter nenhuma relação.
As funções da cavidade oral causam impacto direto no funcionamento de diversos sistemas do corpo humano. A boca está diretamente ligada aos sistemas digestivo e respiratório, que por sua vez também estão interligados pelo sistema circulatório. Dessa forma, uma simples cárie pode transmitir uma bactéria para outras partes do organismo, podendo desenvolver problemas cardiovasculares, diabetes e até Alzheimer.
Muitos desses riscos se limitam a pessoas que já são suscetíveis a tais enfermidades, geralmente por predisposição genética. Contudo, ainda existe uma parcela delas que, apesar de raras, representam uma ameaça para todos. As doenças cardiovasculares são as mais perigosas nesse quesito, podendo ser desencadeadas por bactérias que, através da corrente sanguínea, acabam infectando os tecidos do coração.
Já em relação às doenças degenerativas, a ciência explica que infecções bucais podem intensificar qualquer tipo de inflamação no sistema nervoso central. No caso de pessoas que já possuem predisposição, esse tipo de reação pode favorecer um quadro de Alzheimer em idades avançadas.
Problema além da higiene
A falta de higiene e de cuidados com a saúde bucal é o principal fator de risco para o surgimento de doenças orais, mas não é o único. O estado emocional também pode ter influência nisso, especialmente o estresse, que favorece casos de bruxismo – condição que faz o indivíduo ranger os dentes enquanto dorme.
O ato de apertar os dentes pode desgastar a arcada dentária precocemente, abrindo espaço para infecções e inflamações recorrentes. Esse detalhe é somado ao fato de o sistema imunológico estar fragilizado, também decorrente do estresse; o surgimento de aftas e outras feridas são um exemplo de sintomas que podem desencadear quadros mais preocupantes.
Por isso, os cuidados preventivos vão muito além de escovar os dentes diariamente e usar fio dental – o que é considerado apenas o básico da rotina de higiene. Se consultar periodicamente com um profissional de odontologia também é essencial, assim como cuidar bem da saúde mental e física como um todo.
Os problemas de saúde costumam funcionar como um efeito dominó, então, ao prevenir os mais básicos, torna-se possível reduzir grandes riscos relacionados aos mais graves.
O post Saúde bucal: entenda como hábitos de higiene previnem diversos tipos de doenças apareceu primeiro em Criativa Online.