Cida Gonçalves demitida: o que está por trás da troca no Ministério das Mulheres

Cida Gonçalves

Cida Gonçalves foi demitida do cargo de ministra após acusações de assédio moral – Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) decidiu demitir a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social, para ocupar o cargo. Essa é a segunda mudança em ministérios do governo em menos de uma semana.

Cida foi alvo de denúncias feitas por ex-servidoras do ministério, que a acusaram de assédio moral e xenofobia. No total, foram apresentadas cinco denúncias formais, incluindo documentos escritos e três gravações de reuniões internas, que foram entregues à CGU (Controladoria Geral da União) e à Comissão de Ética.

Além da ministra, outras três pessoas do alto escalão do ministério também foram citadas: a secretária-executiva Maria Helena Guarezi, a corregedora Dyleny Teixeira Alves da Silva e a ex-diretora de Articulação Institucional Carla Ramos.

As denúncias relatam situações como ameaças de demissão, prazos curtos demais para tarefas, tratamento agressivo, gritos e até falas preconceituosas. As informações são do Estadão.

Cida Gonçalves

Ex-ministra das Mulheres enfrenta acusações – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O caso chegou a ser tratado na Comissão de Ética da Presidência, mas foi arquivado em fevereiro deste ano. Apesar do arquivamento, o caso gerou incômodo no governo, mas Cida foi mantida no posto nos últimos meses.

Queda na aprovação entre mulheres influenciou saída de Cida Gonçalves

Outro ponto que levou o presidente a sacramentar a decisão para a troca foram os resultados apresentados pela gestão de Cida Gonçalves e o impacto na avaliação do governo na sociedade. De acordo com aliados petistas de Lula, o presidente trata a pasta das Mulheres como essencial para alavancar a aprovação da gestão de seu terceiro mandato.

O presidente esperava “políticas populares”, que revertessem a imagem do governo entre as mulheres. De acordo com pesquisa Genial/Quaest divulgada no dia 2 de abril, a avaliação negativa do governo Lula superou a positiva entre as mulheres. São 53% as mulheres que reprovam a gestão federal, enquanto 43% a aprovam e 4% não souberam responder.

Cida Gonçalves

Cida Gonçalves ocupou o cargo de ministra das Mulheres no governo Lula – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A reprovação disparou em relação à rodada anterior, de janeiro, quando 49% das mulheres disseram aprovar o governo, enquanto 47% o rejeitavam, situação que configurava um empate técnico, dentro da margem de erro do levantamento.

A decisão pela troca de Cida foi sacramentada após mais um dos comandados por Lula, o então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), deixar o cargo na sexta-feira, dia 2, após ser pressionado por uma série de denúncias de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Com informações de Estadão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.