A Xiaomi pode trazer de volta a linha Mix, anteriormente conhecida por ter modelos com tecnologias peculiares e/ou inéditas. Segundo o informante Digital Chat Station, a nova geração deve contar com um refinamento na tecnologia de câmera abaixo do display.
- Seu celular vai ficar mais fino em 2025: descubra 4 inovações por trás disso
- O que esperar dos próximos celulares?
Especula-se que a empresa estaria aperfeiçoando a tecnologia de forma discreta. DCS atribuiu uma probabilidade de “98,3721%” para um cenário de produção em massa, mas o número provavelmente pode ser interpretado como uma brincadeira.
- 📱 Compre os melhores celulares da Xiaomi com o WhatsApp do CT Ofertas
A série Xiaomi Mix foi apresentada pela primeira vez em 2016, e representou o pioneirismo da marca em smartphones com tela sem cortes. A câmera frontal ficava posicionada na seção inferior do celular.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
O último modelo da série foi o Mix 4, lançado em 2021. Desde então, não houve novos anúncios da linha.
Melhorar a câmera abaixo do display é desafio
A tecnologia de câmera abaixo do display representa desafios técnicos importantes. Afinal, no caso da captura de uma foto ou vídeo, a luz precisa passar pelo painel até chegar ao sensor da câmera.
A maioria dos displays não transmite luz de maneira eficiente, e por isso costuma-se adotar uma solução de rearranjo dos pixels. Isso torna parte do display mais transparente, mas reduz a densidade de pixels nessa região.

Essa técnica é vista em celulares como o Galaxy Z Fold 6, que tem uma câmera abaixo do display na tela dobrável. Sob alguns ângulos, ainda é possível visualizar o recorte com resolução mais baixa.
No Mix 4, a UDC já estava em sua terceira geração. A Xiaomi usou uma técnica chamada “micro-drill”, que pretende reduzir o bloqueio de luz, além de minimizar a perda de cores na área da câmera.
Enquanto antes a densidade de pixels caía de 400 PPI para 200 PPI. A tela manteve os 400 PPI no Mix 4.
Mesmo com essas melhorias, a qualidade da foto ainda era considerada apenas “aceitável”, e abaixo do nível das câmeras frontais tradicionais.
Até o momento, não há previsão oficial para o lançamento do novo Xiaomi Mix, mas novas informações podem surgir ao longo das próximas semanas.
Leia mais no Canaltech:
- Moto G56 vaza com todas as especificações e processador inédito
- Celulares à prova d’água: 5 modelos que não estragam se caírem na piscina
- Apple Watch ganha nova pulseira para celebrar Mês do Orgulho 2025
Veja tecnologias modernas que complicaram a vida de quem usa:
Leia a matéria no Canaltech.