MPRJ denuncia ex-CEO do Hurb por furto e adulteração de placa

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou o fundador do Hotel Urbano, João Ricardo Rangel Mendes, de 45 anos, por furto qualificado e adulteração de identificação de veículo.

João Ricardo foi preso em flagrante após furtar obras de arte e outros objetos de um hotel e de um escritório de arquitetura, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. A Promotoria de Justiça junto à 32ª Vara Criminal da Capital se manifestou pela manutenção da prisão preventiva do denunciado.

Os furtos foram praticados em 25 de abril e, em uma das ocasiões, segundo o MPRJ, “o denunciado fingiu ser entregador de aplicativo para furtar um quadro, colocando a peça no interior de bolsa de entregas”.

“No mesmo dia, seguiu para um escritório de arquitetura e furtou quadros, uma mesa digitalizadora, duas carteiras com dinheiro, entre outros itens. Para executar o crime, João Ricardo se apresentou como eletricista. Mais tarde, ele retornou ao hotel e furtou outras obras de arte. A denúncia também aponta que o denunciado utilizava motocicleta sem placa de identificação e com número de chassi removido”, informou o MPRJ.

A denúncia apresentada reforça que João Ricardo é réu em outro processo criminal, relativo ao crime de estelionato, “em razão de sua nefasta atuação como CEO da agência de viagens digital Hurb (antigo Hotel Urbano), tendo lesado economicamente diversas pessoas ao vender pacotes de viagens e passagens aéreas e, após, cancelá-los, sem devolver os valores, o que demonstra seu perfil voltado para a prática de crimes patrimoniais”.

O que aconteceu

O ex-CEO do Hurb (antigo Hotel Urbano), foi preso, na sexta-feira (25/4), após furtar obras de arte de um hotel e escritório, no Rio de Janeiro. Ele foi preso em flagrante em uma cobertura de luxo na Barra da Tijuca, na zona oeste carioca.

Segundo informações da Polícia Civil, as obras foram avaliadas em mais de R$ 23 mil. A cooperação ainda realiza buscas para tentar uma última obra de arte furtada pelo suspeito.

João Ricardo nasceu no Rio de Janeiro e começou a empreender aos 18 anos, ao abrir uma barraca de bebidas na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca. Ele também atuou na área do e-commerce, por meio da compra e venda de bens ou serviços por meio da internet.

Já em 2011, ele fundou o Hotel Urbano ao lado do irmão. João Ricardo assumiu o controle dos negócios e se colocou como principal rosto da empresa nos últimos anos.

João Ricardo renunciou ao cargo de CEO depois de se envolver em uma série de polêmicas em meio a onda de insatisfação de clientes da agência de viagens. Na época, ele chegou a publicar um vídeo onde xinga, ameaça e expõe dados pessoais de clientes.

Na ocasião, a Hurb recebia uma série de reclamações em decorrência de atrasos na remarcação de passagens. Além de vários hotéis e pousadas terem cancelado reservas de clientes alegando problemas no repasse de pagamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.