Desempenho em matemática é insuficiente para quase 100% dos alunos do ensino médio em SC.

Neste Dia da Matemática, um dado preocupante acende o alerta para a qualidade do ensino no estado. De acordo com a organização Todos Pela Educação, quase 100% dos estudantes que estão no último ano do ensino médio em Santa Catarina apresentam desempenho considerado insuficiente em matemática.

O levantamento revela que a grande maioria dos jovens não atinge o nível mínimo de aprendizado esperado para a série. Isso compromete não apenas o desempenho nas avaliações nacionais, como o Enem, mas também o futuro acadêmico e profissional dos estudantes.

Especialistas apontam que o problema está ligado a fatores como defasagem na aprendizagem ao longo dos anos, falta de formação continuada para professores e baixo engajamento dos alunos com a disciplina.

A situação reforça a urgência de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação básica, com foco em métodos mais eficazes de ensino da matemática e apoio às escolas em regiões mais vulneráveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.