85% dos alunos formados pelo Instituto J&F já saem trabalhando

Promover o crescimento e a perenidade do próprio negócio exige investimento constante em pessoas. Afinal, se as pessoas crescem, os negócios crescem com elas. E é com esse entendimento que a holding que controla a maior empresa de proteína animal do mundo investe também num jeito próprio de fazer educação, formando futuros líderes em diversas áreas de atuação, desde a Educação Básica & Profissional até o Ensino Superior, via escolas e faculdade próprias.

Por meio de uma proposta de ensino vocacionado, pensado para promover tanto o desenvolvimento profissional quanto o desenvolvimento pessoal, o Instituto J&F atua como um Centro de Educação para os Negócios com foco em apoiar Empresas Educadoras. Todos os anos, cerca de 350 alunos ingressam nas três escolas de Educação Básica & Profissional, que formam profissionais para atuarem nas áreas de Negócios, Tecnologia da Informação e Produção.

A principal frente de atuação é a Educação Básica e Profissional, com bolsa integral para 100% dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Médio. Além disso, o instituto age em outras frentes, como a de Ensino Superior; a de Apoio à Comunidade, que abrange as escolas públicas no entorno; e a de Formação Continuada, voltada aos colaboradores das próprias empresas do grupo.

Conheça o Instituto J&F.

Diferencial no futuro

A diretora pedagógica do Instituto J&F, Odete Perrone, explica que o foco está em desenvolver competências e habilidades tanto técnicas (hard skills) quanto socioemocionais (soft skills) que serão um diferencial no futuro, independente da área que o aluno/profissional escolher.

Afinal, pesquisas como a “Escassez de Talentos”, da ManpowerGroup, mostram a necessidade de promover o crescimento dos profissionais, pois falta pessoal qualificado para ocupar diversos postos de trabalho.

É com esse olhar que o Instituto J&F destaca que, hoje, 85% dos alunos que se diplomaram nos últimos três anos (entre 2022 e 2024) estão empregados numa das empresas do próprio grupo, com carteira assinada. Seguindo nessa crescente, considerando somente a taxa de empregabilidade dos que se formaram em 2024, esse índice sobe para 95%.

Além disso, somente até dezembro de 2024 foram aplicados R$ 110 milhões na educação dos mais de mil alunos matriculados – o investimento total realizado no ano de 2024 ainda será divulgado.

A partir da formação desses alunos no Instituto J&F, onde a aprendizagem prática se dá, simultaneamente, tanto na escola quanto junto às empresas, quem está na turma de Negócios é direcionado para lojas da marca Swift, enquanto o pessoal da TI é integrado em diversas subsidiárias.

O alto percentual de aproveitamento desses alunos em formação por parte das próprias empresas da J&F é um diferencial do instituto.

“O grande diferencial é que nós apostamos na prática, no trabalho de fato. Todos os alunos começam a fazer aulas práticas já dentro dos negócios e isso vai evoluindo. Acho que esse é o nosso maior legado, de uma mão dupla entre quem ensina e quem aprende, porque no fim estamos todos ensinando e aprendendo juntos.”

diretora pedagógica do Instituto J&F, Odete Perrone

Professor com alunos no mercado do Instituto
Maioria dos alunos é absorvido pela holding

Preparados para o mercado de trabalho

O instituto integra educação prática e valores juntamente com uma fortalecida rede de apoio: família, professores e gestores.

Ao todo, são três escolas de Educação Básica & Profissional, todas elas apoiadas pela Germinare Família: Germinare Business, Germinare Tech e Germinare Vet.

Conheça cada uma delas:

Germinare Business

Prepara os Tocadores de Negócios, ou seja, jovens que aprendam a agir com mindset de presidente, alta capacidade de liderança e aguçado tino comercial, dotados de todas as competências necessárias para gerar rentabilidade aos negócios e influenciar positivamente as pessoas.

Por meio da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Administração de Empresas, oferece um ensino de excelência conectada com a realidade empresarial.

Germinare Tech

A Germinare Tech oferece Ensino Médio integrado ao Técnico e é responsável por formar desenvolvedores de sistemas e analistas de dados que aprendam a agir com alta capacidade de resolução de problemas, raciocínio lógico e análise crítica, gerando soluções tecnológicas inovadoras.

Possui formação básica em computação até front-end, back-end e full stack. No entanto, os alunos podem optar por especialização em análise de dados, passando por conteúdos como data lake, transformação de dados e ciência de dados.

Para se ter ideia, hoje, 100% da primeira turma de alunos da Germinare Tech, que se formou em 2024, trabalha com carteira assinada numa das empresas do grupo.

Germinare Vet

Atua na formação de líderes em produção, com foco em supervisão de produção.

As atividades são feitas nas plantas de criação animal e de processamento de proteína animal da JBS, nos municípios de Lins (SP) e de Amparo (SP).

A formação na escola se dá a partir de um sistema de ensino-aprendizagem híbrido, uma proposta de ensino simultaneamente técnico e acadêmico, que possui componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e específicas da área de Produção no segmento da companhia.

Germinare Família

A todas as escolas, soma-se ainda a Germinare Família, escola de formação e orientação para os responsáveis pelos estudantes, bem como ao acolhimento das necessidades dos alunos.

O programa de formação e de orientação apoia-se em dois pilares: reflexão sobre os valores vividos em família, relacionando-os aos valores institucionais da J&F; e fomento e fortalecimento das redes de apoio entre o instituto e as famílias dos alunos.

Na prática, o programa promove encontros semanais, nos quais são estimuladas práticas reflexivas, além de disponibilizar uma plataforma integrativa organizada em cursos temáticos.

Em relação aos alunos, além do acompanhamento de um psicólogo, a Germinare Família conta com um time de 11 mães, chamadas de “mães-madrinhas”. Elas formam o elo entre as escolas e as famílias por meio da articulação para a formação continuada, de atendimentos, de direcionamento das demandas operacionais da jornada de aprendizagem dos estudantes (notas, documentos etc.) e do próprio acolhimento aos alunos.

Estrutura

Um dos diferenciais do local é a estrutura oferecida. Com base no conceito empresa-escola, a instituição foi construída como um anexo da sede do conglomerado, separados apenas por uma passarela que os interliga. Sem qualquer tipo de restrição é como se as salas de aula e os escritórios fizessem parte de um único ambiente, trazendo mais integração entre alunos e profissionais que já estão no mercado de trabalho.

Além disso, muitas salas de aula não são divididas por paredes ou corredores, os alunos são dispostos por mesas redondas compostas por cinco integrantes, cada um com seu notebook. Todas as tarefas são feitas on-line, com base na atividade fim do grupo.

4 imagens

Escola técnica que forma jovens nas áreas de Negócios, Tecnologia da Informação e Produção

Voltada para alunos que cursam desde o 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio
Fachada do Instituto J&F, em São Paulo
1 de 4

Mais de 1.500 estudantes matriculados

Reprodução

2 de 4

Escola técnica que forma jovens nas áreas de Negócios, Tecnologia da Informação e Produção

Reprodução

3 de 4

Voltada para alunos que cursam desde o 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio

Reprodução

4 de 4

Fachada do Instituto J&F, em São Paulo

Reprodução

Programa de Aprendizagem Profissional

Ampliando o alcance da frente de Educação Básica & Profissional, o Instituto J&F, junto à Germinare Business e à Germinare Tech, deu mais um importante passo na direção de promover educação e empregabilidade no Brasil, tornando-se uma Entidade Qualificadora.

Uma competência que é legalmente atribuída a quem torna possível a aprendizagem profissional plenamente conectada ao mundo do trabalho e com a qual o Poder Executivo Federal reconheceu, por intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para poder atuar como Entidade Qualificadora do Jovem Aprendiz – que, na JBS, recebeu o nome de “Programa Evoluir da JBS”.

Uma iniciativa dedicada a capacitar e qualificar os jovens profissionais, a partir dos 16 anos, para o desenvolvimento das habilidades e das competências que os negócios da companhia requerem.

Nesse sentido, a expectativa é de que, nas áreas em que esses jovens já estão em treinamento, a absorção para o quadro de colaboradores se dê já a partir do quarto ou quinto mês de participação no programa.

Formação Continuada

A Formação Continuada é a frente de atuação do instituto voltada ao aprimoramento dos colaboradores das Empresas Educadoras, que são aquelas que têm a educação no centro da própria estratégia de crescimento e perenidade.

Inaugurada com o Programa Master, a iniciativa se deu justamente depois de uma análise do turnover envolvendo os supervisores de duas áreas-chave na JBS: a de Produção e a de Vendas.

Hoje, além dos dois cursos específicos para formar líderes nessas áreas (Master de Produção e Master de Vendas), o programa já conta com o terceiro curso em pleno andamento (Master de Varejo), promovendo as condições necessárias para a evolução dos colaboradores.

Assim, maximizando as oportunidades de crescimento para esse novo público. Ganham os colaboradores, que contam com a oportunidade de atualizar e ampliar o conhecimento tanto para o próprio aperfeiçoamento quanto para o exercício de uma nova função nas empresas. E, ao mesmo tempo, ganham as empresas, cujos impactos são sentidos diretamente nos resultados, inclusive no que diz respeito à sua manutenção de talentos.

Ensino Superior

Outra frente de atuação é o Ensino Superior, elaborado para ser uma extensão do ensino já oferecido nas escolas do instituto.

Inclusive, inaugurando as atividades acadêmicas da Faculdade J&F, o primeiro curso, de Gestão Comercial, já está em andamento, sendo que outros oito estão sendo encaminhados para aprovação pelo Ministério da Educação (MEC).

Compromisso social

Além do compromisso com a educação, ainda há o Instituto J&F Comunidade, que apoia escolas públicas municipais e estaduais dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) localizadas no entorno, proporcionando conhecimento e experiências educacionais inovadoras, valorizando professores e gestores com o objetivo de melhorar a qualidade da educação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.