Uma advogada foi identificada como sendo um dos alvos da operação deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-DF), nesta terça-feira (6/5), que investiga integrantes do Comando Vermelho (CV) por tentar estabelecer aliança com o Comboio do Cão para conquistar espaço no território do Distrito Federal.
Na manhã desta terça (6), a Operação Akainku, nome que remete à lenda chinesa e significa o filho do cão vermelho, cumpriu 30 mandados de prisão preventiva em regiões administrativas do DF e em celas de unidades prisionais do Complexo Penitenciário da Papuda. Além dessas, foi cumprida, ainda, uma medida cautelar diversa da prisão em desfavor de uma advogada.
As investigações apontam que, além de conquistar território, a trama das facções visa o fortalecimento mútuo por meio da união dos criminosos.
A polícia alertou que a temerosa união dos grupos, caso plenamente concretizada, pode implicar no aumento de crimes violentos, do tráfico de drogas e de demais condutas correlatas, inclusive, relacionadas à lavagem de dinheiro. No momento da prisão, um dos alvos das medidas judiciais foi surpreendido de posse de um bloqueador de sinal GPS. Uma das investigadas segue foragida.
A ação
As investigações são um desdobramento da Operação Fragmento II — que mobiliza policiais de todas as forças de segurança pública e possui por escopo a desarticulação de núcleos de organização
criminosa com atuação dentro e fora do sistema prisional do DF . Os alvos são, sobretudo, lideranças das facções, que buscam fortalecer uma aliança entre facções para dominar a região do Distrito Federal e cidades do entorno.
As apurações e a deflagração da fase ostensiva contam com o apoio da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Polícia Penal do Distrito Federal e do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional do Ministério Público do DF e Territórios.
A Ficco é composta pela PF, Senappen, PPDF, PMDF e PCDF. O objetivo é a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade, especialmente, grave e violenta.