Friedrich Merz é eleito primeiro-ministro da Alemanha

 

O líder conservador, Friedrich Merz, foi eleito primeiro-ministro da Alemanha após a segunda rodada de votação no Bundestag, o parlamento alemão.

Nessa terça-feira (6), Merz havia sofrido um baque ao falhar em conquistar a maioria dos votos do parlamento durante a primeira votação, algo que não ocorria na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial.

Ele era visto com certa desconfiança por setores da política alemã, por ter feito carreira fora do espectro político, atuando no mercado financeiro e tendo sido executivo da gestora BlackRock.

Além disso, alguns parlamentares também apontaram a própria falta de apoio de Merz entre aqueles que integrarão o novo governo de coalizão da Alemanha, formado pelo bloco conservador CDU/CSU, vencedor do pleito de fevereiro, em conjunto com o Partido Social-Democrata, o SPD.

O AfD, partido de extrema-direita, chegou a clamar por uma nova eleição geral após a derrota de Merz na votação anterior.

Desta vez, o novo premiê conseguiu obter 325 votos favoráveis, atingindo um apoio da maioria no parlamento, ante 310 da primeira votação. São necessários pelo menos 316 votos favoráveis de um total de 630 para ser eleito pelos parlamentares.

Fonte: Valor Econômico

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.