A Polícia Civil de Goiás (PCGO) informou que, durante a operação em uma fazenda de Cristalina (GO) para combate ao garimpo ilegal, os investigadores apreenderam 700 kg de minérios extraídos irregularmente. A ação ocorreu nessa terça-feira (6/5), em uma área de 350 hectares onde ocorria a exploração mineral.
A corporação prendeu 76 pessoas – 39 delas em flagrante. Trinta acabaram liberadas após assinarem um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e a Polícia Militar (PMGO) emitiu outros sete.
O Metrópoles apurou que cerca de 500 garimpeiros tenham atuado no local, com coação e ameaça a moradores da região, em uma área rural do município. Alguns dos investigados são do Distrito Federal; outros, de Minas Gerais.
À frente das investigações, o delegado Allisson Gotardo Feitosa da Silva deu detalhes sobre o balanço da operação.
Assista:
Confira o balanço parcial da operação:
- 44 autuações em flagrante
- 23 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs) emitidos
- 27 carros apreendidos
- 8 motocicletas recolhidas
- 22 sacos com minerais encontrados
- 15 baldes com minérios achados
- 68 peneiras, 49 pás, 38 picaretas e 10 enxadas apreendidas
Os detidos devem responder pelos delitos de extração irregular de minérios, previsto na Lei de Crimes Ambientais, e por usurpação de bens da União, segundo a Lei dos Crimes contra a Ordem Econômica.
Veja imagens da área:
A operação contou com policiais civis de Cristalina e militares dos batalhões Ambiental e Rural da PMGO, além de equipes da Polícia Científica.
No decorrer da investigação, instituições como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Nacional de Mineração (ANM) também serão consultados.