Diácono prevê que novo papa deve continuar trabalho de Francisco

Com o início do conclave, o sucessor de Francisco poderá ser um papa que com foco na continuidade do trabalho do ex-pontífice argentino. A aposta é do diácono Alexandre Varela, durante entrevista ao Boletim Metrópoles.

“Provavelmente, a gente vai ver um papa que vai continuar o trabalho de Francisco. Mais aceleradamente, ou menos aceleradamente. Mas que também olhe para essa unificação, essa unidade, o apaziguamento dos ânimos dentro da igreja”, disse diácono e primeiro vaticanista a não morar em Roma.

O início da votação começou nesta quarta-feira (7/5) às 11h30, pelo horário de Brasília. Antes de se isolarem na Capela Sistina, os 133 cardeais participarem da missa “Pro Eligendo Romano Pontifice”, na Basílica de São Pedro.

Veja o momento em que cardeais chegam à Capela Sistina:

A votação seguirá até que um dos candidatos alcance dois terços dos votos totais do colegiado.

Fumaça

A cada rodada de votação, uma fumaça sairá do teto da Capela Sistina, indicando os rumos da votação. Se ela for branco, o colegiado chegou a um resultado. Caso for preta, os cardeais ainda não definiram o novo papa.

O sinal sobre o futuro da Igreja Católica será visível em dois momentos do dia, segundo o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni:

  • De manhã: entre 5h30 e 7h (horário de Brasília)
  • A tarde: entre 12h30 e 14h (horário de Brasília)

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.