Secretário de Trânsito e Mobilidade participa da sessão: “Precisamos mudar a cultura de segurança”

Vereadores receberam em plenário, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 6 de maio, o Secretário de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Emerson Luiz Andrade. O convidado abordou na tribuna questões que corroboram para a Campanha Maio Amarelo, o mês dedicado à conscientização sobre as condutas de trânsito e a diminuição de acidentes.

“Educação para o trânsito é nas escolas. É na série inicial”, iniciou o secretário. Emerson enfatizou a necessidade de uma política pública continuada para educação da comunidade quanto ao assunto. Dados nacionais apresentados por ele mostram que mais de 49 mil pessoas são atropeladas por ano no Brasil e cerca de 40 a 50 mil são vítimas fatais em acidentes. “O mais assustador é que vamos chegar em dezembro com mais mortes no trânsito. Todos os anos, nos últimos 10 anos, temos tido essas estatísticas. A pergunta é: quem vai ser a próxima vítima do sinistro de trânsito?”, indagou.

Já em Brusque foram 4.583 sinistros no ano passado – o maior desde 2019 – e 205 óbitos entre os anos de 2014 e 2025. “Não são óbitos de doenças que a gente não pediu pra ter e desenvolveu. São causas externas, vítimas de acidente de trânsito. Alguém que saiu de casa e não era pra morrer e alguém que saiu, bateu, mas certamente acabou atropelando e também não saiu de casa com aquele objetivo. Faltou atenção, faltou sensibilidade, faltou desacelerar, faltou empatia no trânsito”, refletiu o secretário.

Emerson lembrou que um dos pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado em 2018 para orientar os gestores a implementarem ações neste sentido, tem como um dos seus pilares a Educação. Para tanto, a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (Setram) e Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) buscam fortalecer projetos como a Transitolândia e o Trânsito Quis, bem como, pretende criar em Brusque uma Escola Pública de Trânsito (EPT).

“Precisamos do envolvimento de toda a sociedade. Temos que mudar a cultura de segurança. O dia que a gente mudar a cultura de segurança vai ser mais seguro em qualquer lugar. Vai diminuir os sinistros de trânsito, os sinistros domésticos e os de trabalho”, declarou o secretário.

Seminário

A Setram convida toda a comunidade para participar do 2° Seminário de Trânsito – Movimento Maio Amarelo 2025, com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, a ser realizado no dia 20 de maio, às 18h30, no auditório da Uniasselvi.

Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque

Assista à fala do secretário na íntegra:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.