Os 133 cardeais eleitores voltam à Capela Sistina às 10h45 (horário de Brasília) desta quinta-feira (8/5) para mais uma rodada de votações no conclave que busca eleger o novo papa. Esta será a terceira sessão do processo, iniciado oficialmente na quarta-feira (7/5), e acontece após duas votações pela manhã, que terminaram sem consenso.
A confirmação de que nenhum candidato atingiu os votos necessários veio por volta das 6h50, quando a fumaça preta voltou a sair da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina. Cerca de 12 mil pessoas acompanhavam o momento na Praça São Pedro.
Veja:
Para que o novo pontífice seja eleito, é necessário que um nome receba ao menos dois terços dos votos, o equivalente a 89 votos.
As votações acontecem em sigilo absoluto, com até quatro rodadas por dia: duas pela manhã e duas à tarde. Após cada votação, as cédulas são queimadas, e a fumaça que sai da chaminé sinaliza o resultado.
A fumaça branca indica que um papa foi escolhido. A preta, como aconteceu hoje mais cedo, mostra que ainda não há definição.
Horários da fumaça
O Vaticano divulgou, na terça-feira (6/5), os horários aproximados para a fumaça que indicará ao mundo se a Igreja Católica já tem um novo papa. O sinal visual sairá da chaminé da Capela Sistina ao final de cada rodada de votação durante o conclave, processo que começa oficialmente nessa quarta-feira (7/5), com a entrada dos cardeais eleitores em isolamento.
De acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, a fumaça será visível em dois momentos principais do dia:
- De manhã: entre 5h30 e 7h (horário de Brasília)
- A tarde: entre 12h30 e 14h (horário de Brasília)
Só haverá fumaça nos horários secundários da manhã e da tarde (7h e 14h).
Sendo assim, a fumaça só sairá da chaminé da capela nos primeiros horários da manhã e da tarde (5h30 e 12h30), caso o papa tenha sido eleito.
- Fumaça preta: indica que não houve consenso
- Fumaça branca: quando um novo papa é escolhido
Se após três dias de votações nenhum nome alcançar a maioria necessária, o regulamento prevê uma pausa de até um dia para oração, diálogo entre os cardeais e uma breve orientação espiritual, que será conduzida pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti.