Conclave: veja quanto tempo demorou para outros papas serem eleitos

O conclave, reunião de cardeais que escolherão o próximo papa, está em seu segundo dia. Após três rodadas de votação, a única cor de fumaça que saiu no topo da Capela Sistina, até agora, foi preta, ou seja, o novo pontífice que sucederá Francisco ainda não foi escolhido. Desde que 1179, é necessária uma maioria de dois terços dos votos dos cardeais eleitores, o que leva dias, às vezes, semanas, de votação.

Veja os registros que mostram quantos turnos de votação e quantos dias foram necessários para eleger um novo por conclave desde 1831.

Imagem colorida do tempo que os papas levam para serem escolhidos - Metrópoles
Tempo de eleição de papas

Primeiras votações deste conclave

A Igreja Católica ainda não definiu seu novo papa. A primeira votação, divulgada às 16h (horário de Brasíli), foi inconclusiva. Na manhã do segundo dia de conclave, nesta quinta-feira (8/5), a fumaça que saiu da chaminé da Capela Sistina também foi preta, sinal de que os cardeais reunidos no Vaticano ainda não chegaram a um consenso sobre quem será o próximo pontífice.

Pela manhã, foram realizadas duas rodadas de votação. De acordo com o Vaticano, caso um papa fosse escolhido, a fumaça branca surgiria por volta das 5h30 (horário de Brasília). Como os cardeais não chegaram a um acordo sobre o próximo pontífice, nenhuma fumaça foi emitida nesse horário.

Mais tarde, após a segunda votação da manhã, a fumaça preta apareceu às 6h51, indicando que nenhum dos candidatos alcançou os dois terços necessários — ou seja, 89 dos 133 votos dos cardeais eleitores.

As votações seguem ao longo do dia. Estão previstas ainda mais duas rodadas: uma por volta das 12h30 e outra às 14h. Caso o novo papa seja escolhido, a fumaça branca será vista saindo da chaminé, localizada no alto da Capela Sistina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.