Através da Administração Meteorológica da China (CMA), os chineses realizaram um experimento de engenharia climática na região árida de Xinjiang que conseguiu gerar chuva artificial com apenas um quilo de iodeto de prata disperso por drones no deserto. A região utilizada para as observações fica no oeste do país e é uma área vulnerável à seca e desertificação. O estudo foi publicado no periódico chinês Desert and Oasis Meteorology em abril.
Com uma operação que cobria uma área de mais de oito mil quilômetros quadrados, os cientistas da CMA utilizaram drones de porte médio para realizar a semeadura de nuvens com o iodeto de prata, uma substância seis vezes mais densa que a água. De acordo com os pesquisadores, dois veículos aéreos subiram e sobrevoaram altitudes de 5,5 mil metros, liberando o composto químico sobre as pastagens de Bayanbulak, região de Xinjiang, em quatros voos consecutivos.

Após o experimento, houve um aumento de 4% na chuva local e a precipitação induzida gerou mais de 70 mil metros cúbicos (18,5 milhões de galões), sendo uma quantidade suficiente para encher 30 piscinas olímpicas de dois metros de profundidade. As gotas de chuva também cresceram de 0,46 mm para 3,22 mm de diâmetro depois da semeadura. Imagens de satélite registraram um resfriamento das nuvens de até 10°C e o crescimento vertical de três quilômetros.
“Com menores riscos de segurança, manobrabilidade superior, controlabilidade precisa e ampla cobertura, os sistemas de drones permitem operações de melhoria de chuva/neve em todas as condições climáticas, durante todo o ano, tridimensionais e em larga escala”, escreveram os autores no artigo.
A prática da semeadura de nuvens já foi aplicada em regiões como Guizhou, Xangai, Gansu e Sichuan. Dependendo do impacto ambiental a longo prazo e a real eficácia, esse avanço tecnológico pode ajudar pessoas que vivem em regiões desérticas e com derretimento de geleiras, que provocam o desabastecimento de água em alguns lugares ao redor do mundo.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!