O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (8/5), o primeiro acordo comercial firmado pelos EUA desde que ele anunciou o tarifaço para mais de 117 países no mundo. O acordo foi feito com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, em reunião na Casa Branca.
Os líderes acordaram em reduzir as tarifas americanas sobre carros importados do Reino Unido, como Range Rovers, para 10% e reduzir as tarifas sobre produtos de carne bovina entre os dois países para quase zero. Trump disse que o acordo também significa que o Reino Unido “acelerará” os processos alfandegários de produtos americanos.
“Com este acordo, o Reino Unido se junta aos Estados Unidos na afirmação de que reciprocidade e justiça são princípios essenciais e vitais do comércio internacional. O acordo inclui bilhões de dólares em maior acesso ao mercado para exportações americanas, especialmente na agricultura, aumentando drasticamente o acesso à carne bovina americana, ao etanol e a praticamente todos os produtos produzidos por nossos grandes produtores rurais”, disse Trump em entrevista coletiva no Salão Oval.
No entanto, enquanto Trump e Starmer comemoravam o acordo comercial alcançado, o primeiro-ministro alertou que ainda há detalhes que não foram finalizados.
“Podemos terminar de resolver alguns detalhes”, disse ele. O que Trump completou afirmando que “os detalhes finais serão redigidos nas próximas semanas”.
O acordo entre as nações acontece um mês depois do governo Trump anunciar tarifas massivas para diversos países no mundo, incluindo o Reino Unido. Esses aumentos tarifários históricos foram adiados para julho, após entrarem em vigor por apenas algumas horas.
Na manhã desta quinta-feira, em sua rede Truth Social, Trump afirmou que “é uma grande honra ter o Reino Unido como nosso primeiro anunciante. Muitos outros acordos, que estão em estágios avançados de negociação, virão”.