Os 133 cardeais eleitores encerraram as votações nesta quinta-feira (8/5) e elegeram o novo pontífice que irá comandar a Igreja Católica. Ao escolher o nome Leão XIV, o cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, faz referência ao mais antigo pontífice a adotar esse nome, que foi Gioacchino Pecci, o papa Leão XIII. Ele morreu aos 93 anos e ficou conhecido por debater questões sociais na Igreja.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Gioacchino Pecci nasceu na Itália e se tornou uma das figuras mais influentes da história da Igreja Católica. Ele foi eleito papa em 1878 e adotou um pensamento social para a Igreja, com importantes contribuições eclesiásticas.
Gioacchino Pecci ficou especialmente marcado por lançar a Encíclica Rerum Novarum, em 1891, que estabelece as bases da Doutrina Social da Igreja, tornando-se uma referência nos debates sobre justiça social e direitos dos trabalhadores. Leão XIII é lembrado, até hoje, como o papa que se preocupou com a migração do campo para as cidades e com as questões trabalhistas.
“Todos os Leões são papas muito fortes”
Em entrevista ao Metrópoles, nesta quinta, o diácono Alexandre Varela e arcebispo do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta, explicou que o papado de Leão XIII é reconhecido, até hoje, como um precursor na temática trabalhista.
“Todos os Leões são papas muitos fortes, muito ligados à própria ecleologia, muito ligados à tradição e, então, talvez, ele seja exatamente esse perfil que foi tão anunciado”, explicou Orani.
Robert Prevost
O mundo tem um novo papa. O colégio de cardeais elegeu, nesta quinta-feira (8/5), o cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, como próximo líder da Igreja Católica. O sucessor de Francisco tem 69 anos e será o 267° pontífice no cargo. Ele é o primeiro pontífice norte-americano e escolheu o nome de Leão XIV.
A fumaça branca emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, anunciou a conclusão do conclave para escolha do novo papa. Ele havia sido nomeado cardeal pelo papa Francisco em 30 de setembro de 2023.