E se pinheiros pudessem se comunicar uns com os outros nas horas antes dos eclipses solares? Pode parecer inusitado, mas é o que sugere os resultados obtidos por uma equipe interdisciplinar de pesquisadores da Itália, Reino Unido, Espanha e Austrália.
- Qual foi o eclipse solar mais longo da história?
- 3 efeitos estranhos que acontecem no eclipse solar
Para o estudo, eles criaram sensores personalizados e os organizaram em uma floresta de espruce-da-Noruega (Picea abies) nas montanhas Dolomitas na Itália. Os dispositivos registraram as respostas bioelétricas das árvores.

Eles revelaram algo interessante: antes e durante o eclipse solar, a atividade elétrica das árvores individuais ficou mais sincronizada, indicando que a floresta ali é um sistema vivo e unificado.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“Ao aplicar métodos analíticos avançados — incluindo medidas de complexidade e teoria dos campos quânticos — revelamos uma sincronização mais profunda, desconhecida e dinâmica que não está baseada nas trocas entre as árvores”, explicou Alessandro Chiolerio, coautor do estudo.
Segundo os autores, as árvores mais antigas da floresta responderam mais cedo ao eclipse, o que sugere que têm memórias mais primitivas e que conseguem acessá-las. Assim, quando os eventos acontecem, as árvores se “lembram” e informam as mais jovens.
Gagliano explicou que, neste processo, as árvores mais antigas respondem primeiro e direcionam as respostas das mais jovens, revelando muito sobre o papel que têm como arquivos de eventos ambientais passados. “Agora vemos a floresta não como uma mera coleção de indivíduos, mas como uma orquestra de plantas correlacionadas em fase”, concluiu Chiolerio.
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Royal Society Open Science.
Leia também:
- Eclipse solar: veja as melhores fotos do evento astronômico
- Eclipses solares totais vão acabar. Quando vai ser o último?
Vídeo: Como ver um eclipse
Leia a matéria no Canaltech.