Há jogos que chegam e marcam as nossas vidas. Outros são tão inovadores e disruptores que acabam entrando para a história. Esses títulos geralmente apresentam ideias e conceitos que podem soar simples num primeiro momento, mas são responsáveis por mudar a forma como o público enxerga os videogames.
- O que foi a Guerra de Consoles nos anos 1990?
- Como surgiu o polêmico sistema de classificação etária nos jogos?
Nesta lista, o Canaltech elege 10 dos jogos mais inovadores de todos os tempos. Aqueles que chegaram não apenas para nos divertir e entreter, mas para criar um novo caminho que seria percorrido pelos demais. São experiências que merecem ser celebradas e levadas adiante, independentemente de quantas gerações se passem.
Obviamente que existem muito mais do que dez e poderíamos de inúmeros que ajudaram a construir o mercado gamer como a conhecemos hoje. Porém, alguns realmente merecem figurar no topo do ranking pela forma como transformaram o simples ato de jogar em algo ainda maior. Confira a nossa lista:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
10. Pong (1972)
Em 1972, a Atari surgiu com o primeiro jogo comercial e deu o pontapé inicial em toda a indústria gamer da forma como a conhecemos hoje. E bastou uma tela com dois palitinhos e um ponto iluminado para tornar Pong em um dos jogos mais inovadores de todos os tempos.
A experiência levava os jogadores a terem uma disputa virtual de pingue-pongue, tanto nos fliperamas quanto posteriormente nos consoles de mesa — através do Magnavox Odyssey (o primeiro a ser produzido para o público doméstico). Ele é visto como precursor de diversos games de várias formas distintas e segue recebendo versões diferentes até os dias atuais.

9. Tetris (1984)
Ainda que a versão que conhecemos e amamos tenha surgido em 1989, o russo Alexey Pajitnov criou Tetris no ano de 1985 e impactou todo o mercado com uma experiência que definiu a história dos jogos portáteis. Como os americanos encontraram o título e levaram até a Nintendo para popularizá-lo no Game Boy (e popularizar o videogame, de tabela) virou até um filme, lançado em 2023.
E, como todo bom jogo que faz parte dos mais inovadores de todos os tempos, sua ideia era simples e única: blocos, de diferentes formatos, caem dentro de um ambiente e o jogador tem de manipular sua posição e onde eles cairão. Formando uma fileira, ela desaparece e abre espaço para outros caírem. Perde aquele que deixa os blocos chegarem ao topo sem dar condições para outros virem.
-
Crítica Tetris | Filme pesa nos clichês, mas entrega uma divertida aventura

8. Super Mario Bros (1985)
Na metade dos anos 1980, a Nintendo veio com uma de suas primeiras e maiores pedradas de todas: Super Mario Bros. O bigodudo recebeu seu primeiro jogo solo em 1985, mostrando uma genialidade sem medidas do desenvolvedor Shigeru Miyamoto. Sua presença garantiu o sucesso do console NES, dos jogos de plataforma e criou diversas variantes posteriormente — como os Metroidvania.
Tudo isso graças a um sistema de power-ups sem precedentes, de um level design que surpreendia e se tornava viciante e com sons que se tornaram parte de toda a indústria gaming ao longo dos anos. Não é à toa que o personagem é amado até hoje e este se tornou um dos jogos mais inovadores de todos os tempos.
Disponível em: Nintendo Switch (via assinatura do Nintendo Switch Online)

7. Doom (1993)
Em 1993, a id Software trouxe Doom e nos apresentou pela primeira vez como um FPS deveria se portar. Gráficos tridimensionais, um fluxo dinâmico de movimentação e de inimigos e uma trilha sonora de arrepiar foram essenciais para tornar a experiência em um dos jogos mais marcantes de todos os tempos. Se vimos Medal of Honor, Battlefield e Call of Duty caindo no gosto dos fãs, foi graças ao que foi feito por ele.
Ainda que ele tenha sido produzido para computadores IBM, hoje há versões do original que rodam em diversas plataformas. Inclusive, há uma piada dentro do mercado de que Doom pode rodar em, literalmente, qualquer eletrônico. Nenhum outro game atingiu esse nível de pioneirismo e popularidade, o que o torna uma das principais franquias da atualidade.
Disponível em: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch, PC
- 8 lugares mais inusitados que já rodaram Doom

6. Super Mario 64 (1996)
Olha lá a Nintendo e o Mario de novo, mas desta vez em um console 64-bit. Não satisfeita em trazer inovações em Super Mario Bros e aprimorar seu conceito com Super Mario World no SNES, em 1996 a companhia decidiu trazer com Super Mario 64 um dos, se não o mais, jogos mais inovadores de todos os tempos.
Ele foi o primeiro a trazer uma experiência de plataforma para o 3D, permitindo que o encanador explorasse tudo o que visse e enfrentasse diversos inimigos de formas diferentes. Se temos games de aventura e de mundo aberto tridimensionais hoje em dia, foi o mascote da Big N que deu os primeiros passos para que eles pudessem correr e tomar de assalto fãs e toda a indústria.
Disponível em: Nintendo Switch (via assinatura do Nintendo Switch Online + Pacote de Expansão)

5. Final Fantasy VII (1997)
Com a presença do primeiro PlayStation, a Squaresoft (hoje Square Enix) decidiu dar um salto com seus RPGs e trouxe Final Fantasy VII de uma forma muito diferente daquela vista nos capítulos anteriores. Com gráficos 3D, um sistema rico de cutscenes e uma trama extremamente imersiva, eles acertaram em cheio e tornaram uma franquia — que já era popular, diga-se de passagem — em uma das maiores de todas.
Seu sucesso foi tamanho que o gênero de RPG, antes mais voltado ao público oriental, se tornou uma verdadeira febre no Ocidente e ficasse ao lado dos jogos de aventura, ação, esportes e vários outros mainstream. A experiência foi tão marcante que seus personagens participaram de diversas outras franquias (Kingdom Hearts, Super Smash Bros etc.) e retornassem em um remake para a nova geração de consoles.
Disponível em: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Nintendo Switch, PC

4. The Sims (2000)
A Maxis, já famosa por games como Sim City, decidiu dar um salto e apresentou no ano 2000 um título que mudaria a forma como muitos interagiam com os videogames: The Sims. O simulador de vida logo se tornou um sucesso, levando a milhares de fãs a criar seus personagens nos PCs e controlar sua estrutura familiar e comunitária dentro de um ambiente controlado.
Como não havia qualquer outra experiência similar no mercado, ele desbravou um gênero inédito e se tornou uma referência para toda a indústria. Ao longo dos anos muitos tentaram replicar essa fórmula — como inZOI, por exemplo — mas nenhum deles conseguiu tirar a coroa de The Sims. Por isso e várias outras razões, ele é considerado um dos jogos mais inovadores de todos os tempos.
Disponível em: PC
- Códigos e cheats de The Sims: veja lista completa
- Criador de The Sims revela que teve de tornar os personagens “burros”

3. Wii Sports (2006)
Quando chegamos em 2006, os videogames já estavam bem estabelecidos e caminhavam para upgrades apenas visuais. Isso foi visto entre o Xbox e o Xbox 360 e PS2 para o PS3, mas não com a Nintendo. Mostrando que ainda tinha cartas na manga, ela trouxe os Wii Remote que carregavam um sensor de movimento. Ou seja, mais do que controlar os personagens, tudo o que você fazia com seu corpo, eles podiam fazer dentro do game.
E quem abriu as portas para isso tudo foi Wii Sports, um jogo onde você precisa replicar movimentos de esportes clássicos como beisebol, boliche, boxe, tênis e golfe para se divertir com os seus amigos. Esse tipo de jogo possibilitou o sucesso do próprio Wii e abriu as portas para outros grandes títulos como Just Dance, The Legend of Zelda: Skyward Sword e vários que marcaram uma geração.
- Você sabe qual é o plano de negócio da Nintendo? Conheça o Oceano Azul

2. Pokémon GO (2016)
Pokémon sempre foi uma franquia forte, seja nos games ou no mundo pop. Os smartphones também tinham seu público dentro deste segmento, com alguns como Angry Birds, Plants vs. Zombies e Candy Crush Saga levando diversão a milhões nos celulares. A Niantic pegou os dois e trouxe Pokémon GO, no qual você poderia capturar os monstros de bolso caminhando pela sua cidade e com várias atividades envolvendo as criaturas.
O conceito de realidade aumentada foi um impacto muito grande, já que apresentava os principais Pokémon em ambientes como a sua casa (inclusive, isso já existia no Nintendo 3DS, mas não recebeu tanta atenção ou popularidade). No entanto, isso trouxe uma nova febre e foco para o tipo de experiência que os jogos mobile poderiam proporcionar — assim como voltaram a impulsionar a marca Pokémon, retomando a paixão dos antigos fãs de volta.
Disponível em: smartphones e tablets Android e iOS
1. Fortnite (2017)
Se PUBG: Battlegrounds popularizou os battle royale, foi a Epic Games e Fortnite que aprimoraram a experiência e trouxeram uma verdadeira plataforma de serviço ao vivo em constante evolução. Com um universo dinâmico, participação de diversos personagens de outros jogos (onde mais você veria Master Chief interagindo com Kratos?) e da cultura geek, tivemos uma verdadeira explosão de conteúdo e de evolução na última década.
O título cresceu tanto que, hoje, não é apenas “um battle royale”, mas sim uma base que entrega diversos serviços ao público. Dentro de Fortnite você pode encontrar também um jogo LEGO, o Rocket Racing que traz pistas e carros para disputar corrida, Festival que é um “sucessor espiritual” de Guitar Hero e Rockband. Além disso, há todo um motor de desenvolvimento que permite aos estúdios trabalharem com a Unreal Engine 5 para criar novos jogos dentro do game.
Disponível em: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Seires, Nintendo Switch, PC, dispositivos Android e iOS
Evolução com os jogos inovadores
Mais do que os jogos mais inovadores de todos os tempos apresentados nesta lista, tivemos diversos outros que impactaram a indústria de forma similar no passado. Vale mencionar títulos como GTA III, Space Invaders, Pac-Man, World of Warcraft, Minecraft, The Legend of Zelda: Ocarina of Time, Portal, Dark Souls e Half-Life II que também mudaram diversos parâmetros da indústria gaming — cada um de sua própria maneira.
Porém, entre os 10 que mais inovaram todo mercado de games, temos:
- Fortnite
- Pokémon GO
- Wii Sports
- The Sims
- Final Fantasy VII
- Super Mario 64
- Doom
- Super Mario Bros
- Tetris
- Pong
Leia também no Canaltech:
- Ainda vale a pena assinar a PS Plus no Brasil?
- Como o Xbox evoluiu desde sua primeira versão
- Preço dos jogos vai aumentar, mas sabia que já foi muito pior?
Leia a matéria no Canaltech.