A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou a eleição do papa Leão XIV em comunicado oficial: “Pedimos sua bênção para todo o povo brasileiro, e desde já, os bispos do Brasil se colocam à inteira disposição de seu pastoreio”. As informações foram compartilhadas na tarde desta quinta-feira (8/5), horas depois do anúncio do pontífice Robert Prevost, primeiro norte-americano a ser escolhido pelo colégio de cardeais.
De acordo com Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da CNBB, o papa Leão XIV nos mostra já no início do seu pontificado que será ligado de maneira fundamental a doutrina social da igreja. “Penso que com esse início do pontificado dele está apontando a paz, ele nos mostra e nos convida que é preciso retomar esta doutrina social da igreja que tem como objetivo fundamental o diálogo entre as nações e o bem comum”, ressaltou.
Durante a coletiva, estavam presentes o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, e o Núncio Apostólico no Brasil (embaixador do Papa no Brasil), dom Giambattista Diquattro.
Para a CNBB, a eleição do novo Papa é um marco histórico que reflete para a Igreja Católica e à sociedade um sinal de esperança e unidade: “Esta é uma oportunidade para compreender os desafios e as expectativas que acompanham o início deste novo pontificado”.
Carta do CNBB ao novo papa
Leia na íntegra o comunicado do CNBB ao novo papa:
“Santo Padre,
Com profunda alegria e gratidão a Deus, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dirige-se a Vossa Santidade para expressar nossa saudação e nossa unidade pela sua eleição como Bispo de Roma, Sucessor de Pedro e Pastor Universal da Igreja.
O Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto. Foram dias intensos de oração, em que todas as nossas comunidades se uniram para rezar pelo sufrágio da alma do Papa Francisco, e depois dos novemdiales, pelo Conclave, para que o Espírito Santo conduzisse o Colégio Cardinalício.
Inspirados pelo exemplo dos santos missionários que aqui plantaram as sementes da fé, como São José de Anchieta, queremos caminhar em comunhão com seu ministério, com espírito sinodal e missionário, para fazer da Igreja cada vez mais uma casa de portas abertas, onde todos se sintam acolhidos, amados e valorizados, especialmente os pobres.
A luz do Espírito Santo guie constantemente suas decisões, fortaleça sua missão de ser sinal de unidade, amor e esperança para todos os povos, como verdadeiro pastor segundo o coração de Cristo.
Maria Santíssima, a Mãe Aparecida, proteja sua vida e seu ministério com seu manto de ternura e amor maternal.
Pedimos sua bênção para todo o povo brasileiro, e desde já, os bispos do Brasil se colocam à inteira disposição de seu pastoreio.
Em Jesus Cristo, Mestre, Pontífice e Bom Pastor.
Dom Ricardo Hoepers- Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF) e Secretário-Geral da CNBB”.
Quem é Robert Prevost
O mundo tem um novo papa. O colégio de cardeais elegeu o cardeal Robert Francis Prevost, dos EUA, como próximo líder da Igreja Católica. O sucessor de Francisco tem 69 anos e será o 267° pontífice no cargo. O primeiro pontífice norte-americano escolheu ser chamado Leão XIV.
A fumaça branca emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, anunciou a conclusão do conclave para escolha do novo papa. Escolhido para o posto, Prevost foi proclamado cardeal pelo papa Francisco em 2023.
O novo papa nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos (EUA). Em 1977 ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, recebendo um diploma em teologia.
Prevost, em 1985, foi enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, Piura, Peru. Em anos seguintes, ele ingressou na missão de Trujillo, também no Peru.
Em 2014, o Papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo. Já em 2023, o pontífice o nomeou prefeito do Dicastério para os Bispos, tornando-se Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo.
Conclave chega ao fim
O cargo estava vago desde a morte do papa Francisco, em 21 de abril deste ano. Jorge Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia.
O responsável por comunicar o resultado do conclave foi o cardeal francês Dominique Mamberti. Ele pronunciou a tradicional frase “Habemus papam” e anunciou o escolhido pelos cardeais.
O conclave para a escolha do pontífice teve início nessa quarta-feira (7/5). Desde então, cardeais de todo o mundo estão isolados no Vaticano para que, por meio do voto, definam quem irá liderar a Igreja Católica pelos próximos anos.