O papa Leão XIV é o primeiro pontífice com ativa atuação nas redes sociais. Nas primeiras horas no papado, nessa quinta-feira (9/5), o líder da Igreja Católica tirou a primeira selfie (foto em destaque) e foi filmado distribuindo o primeiro autógrafo no Palazzo del Sant’Uffizio, em Roma.
O pontífice aparece em um vídeo descendo de um carro e sendo recebido por um pequeno grupo de pessoas, que o cumprimenta e parabeniza pela nomeação como novo papa. Nas imagens, é possível ver quando uma menina se aproxima do pontífice e pede, em italiano, que ele abençoe e assine um livro. O papa, então, antes de atender ao pedido da jovem, brinca com ela.
Veja o vídeo:
“Benzer e assinar? Eu acho que preciso testar a assinatura, já que a velha não serve mais”, disse Leão XIV.
O vídeo foi gravado no Palazzo del Sant’Uffizio, em Roma, local que o pontífice visitou ainda na noite de quinta-feira. Quando ele cardeal, Leão XIV vivia no local.
Apesar de Bento XVI ter sido o primeiro Papa a tuitar, em 2012, Leão XIV tem uma conta na rede social há 14 anos, período em que publicou mais de 400 mensagens, nas quais expressou sua opinião sobre temas delicados, como racismo, abusos sexuais pelo clero, pandemia, o caso George Floyd e a invasão da Ucrânia pela Rússia.