“Tarifa de 80% sobre a China parece certa”, diz Trump antes de reunião

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou a rede Truth Social, nesta sexta-feira (9/5), para comentar sobre possíveis acordos entre o governo e a China com o intuito de remediar a guerra comercial entre os países. Autoridades de ambas as nações se encontraram na Suiça, neste fim de semana, para iniciar as negociações.

“A China deveria abrir seu mercado para os EUA — seria muito bom para eles. Mercados fechados não funcionam mais. Tarifa de 80% sobre a China parece certa. Até Scott B [Bessent, secretário do Tesouro]. Muitos acordos comerciais no funil, todos bons (ótimos)”, escreveu Trump.

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o negociador-chefe comercial, Jamieson Greer, se encontrarão com o czar econômico da China, He Lifeng, na Suíça neste fim de semana para iniciar negociações referentes às altas tarifas impostas por ambas as nações.

Atualmente, sobre os produtos chineses que entram nos EUA é aplicada uma tarifa de 145%. Enquanto isso, a China impôs uma tarifa mínima de 125% sobre a maioria dos produtos dos EUA.

Esta é a primeira vez, desde que o presidente Trump intensificou a guerra comercial com a China, que ele diz estar disposto a se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping.

“Talvez sim, claro, dependendo do que Scott disser”, respondeu Trump a um repórter que perguntou se ele falaria com Xi depois de Scott Bessent. Trump ainda destacou que espera que a reunião seja “muito substancial”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.