ViaMobilidade é multada R$ 40 mi por atrasos na Estação Santo Amaro

São Paulo — A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) multou em quase R$ 40 milhões a concessionária ViaMobilidade por atrasos na reforma da Estação Santo Amaro, da Linha 5-Lilás do metrô, na zona sul de São Paulo.

A estação está sendo ampliada para a construção de uma plataforma de transferência entre as linhas 9-Esmeralda e a 5-Lilás, mas as obras, que tinham previsão inicial para janeiro de 2022, ainda não ficaram prontas.

O atraso acontece após uma estrutura metálica que compunha a nova plataforma ter desabado no Rio Pinheiros em 2021, deixando dois trabalhadores feridos. Depois do incidente, cujas causas nunca foram divulgadas, as obras ficaram paradas e só retornaram em 2023.

A multa à ViaMobilidade foi publicada em deliberação da Artesp no Diário Oficial dessa quinta-feira (8/5). No texto, a agência reconhece “a ocorrência de desequilíbrio econômico-financeiro” em favor do governo do estado pelo descumprimento do cronograma original e dos prejuízos decorrentes disso.

A multa prevista no contrato de 2017, de R$ 15.648, foi corrigida em valores atualizados, atingindo R$ 39.954.

Em nota, a ViaMobilidade informa que permanece no aguardo da notificação da decisão do poder concedente para sua avaliação e também orientações sobre de que maneira esse reequilíbrio econômico-financeiro contratual deve ser feito.

Fluxo de passageiros multiplicou

Em julho de 2023, quando a ViaMobilidade comunicou a retomada das obras, o Metrópoles publicou que a entrega da ampliação na Estação Santo Amaro aconteceria em um contexto de demanda muito diferente daquela prevista quando o contrato foi assinado.

O fluxo de passageiros havia crescido mais de 90% desde a ampliação da Linha 5-Lilás do metrô entre as estações Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin. Além disso, calculava-se que cerca de 75 mil pessoas passavam por dia, em média, pela Estação Santo Amaro.

A reforma prevê o alargamento de duas plataformas auxiliares, a instalação de três escadas rolantes, uma escada fixa e dois elevadores de cada lado, entre outras intervenções.

 

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