App de banco mais seguro: 5 ajustes para deixar sua conta protegida

Os aplicativos de banco contam com diversos mecanismos de segurança, mas é preciso tomar alguns cuidados para deixar sua conta mais protegida. Entre eles, o uso de senhas seguras e da biometria, além de recursos próprios das instituições financeias, como o “modo rua”

  • 4 aplicativos para ocultar e proteger arquivos no celular
  • Como deixar o Android mais seguro | 9 dicas

5 ajustes cruciais para proteger sua conta

Para trazer mais segurança para as atividades financeiras pelo celular, faça os seguintes ajustes:

  • Usar uma senha segura no celular
  • Ativar a biometria do celular
  • Ajustar os limites de Pix e TED
  • Habilitar o “modo rua” ou funções semelhantes
  • Ocultar os apps da tela inicial

1. Use uma senha segura no celular

Utilizar uma senha forte e complexa na tela de bloqueio é o ponto de partida para ter mais segurança no dispositivo. Na hora de elaborar uma senha, evite combinações óbvias, como datas de nascimento ou sequências numéricas simples.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Crie uma senha robusta que dificultará o acesso de terceiros ao seu celular e aos apps de banco.

2. Ative a biometria do celular

A habilitação da biometria do celular oferece uma camada adicional de proteção, tornando o acesso ao seu dispositivo e, consequentemente, ao próprio aplicativo bancário mais seguro

 A junção de recursos de biometria, como o leitor de impressões digitais e o reconhecimento facial, com uma senha robusta contrói uma barreira contra possíveis acessos indevidos ao celular. 

(Imagem: Reprodução/Yura Fresh/Unsplash)
Junção da biometria digital ou o reconhecimento facial com uma senha robusta, contrói uma barreira de segurança (Imagem: Reprodução/Yura Fresh/Unsplash)

3. Ajuste os limites de Pix e TED

Outro ajuste importante para aumentar a segurança dos apps de bancos é estabeler limites de transações feitas por Pix e TED nas plataformas financeiras.

Tal ação é viabilizada pelos aplicativos e permite que você defina valores máximos para essas transações e não corra o risco de sejam feitas transferências fraudulentas de grandes quantias, por exemplo.

4. Habilite o “modo rua” ou funções semelhantes

O “modo rua” permite que usuários configurem um valor máximo para compras e pagamentos quando estiverem na rua, evitando prejuízos financeiros.

O Nubank oferece a modalidade e outros bancos têm funções semelhantes, como o PicPay com o seu “Modo Seguro”, que bloqueia movimentações de alto valor fora de endereços cadastrados como confiáveis no aplicativo. O recurso também aparece no app do C6 Bank, BTG Pactual e Inter.

5. Oculte os apps da tela inicial

Outra medida preventiva é ocultar os aplicativos bancários da tela inicial. No iPhone, a biblioteca de apps oferece essa possibilidade e permite que os ícones não fiquem visíveis nas páginas principais.

Dispositivos Android também possuem a funcionalidade de “Pasta Segura”, onde é possível armazenar aplicativos com uma camada extra de proteção.

Leia mais:

  • 5 dicas para deixar a conta Google mais segura
  • Modo de Segurança | Para que serve e como ativar?
  • Teve o celular roubado? Saiba o que fazer e como se proteger

VÍDEO: Entenda o Modo de Segurança no Android: Guia Completo

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.