A pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro mostra que 82% dos brasileiros afirmam que pretendem presentear alguém no Dia das Mães deste domingo (11/5). O dado representa cerca de 133 milhões de consumidores em potencial. Em 2024, o percentual era de 71%.
O levantamento aponta que 2 em cada 3 brasileiros pretendem gastar entre R$ 100 e R$ 500 com os presentes, o que gera “uma expectativa de aquecimento significativo no varejo”.
“O Dia das Mães é uma das datas mais potentes do calendário do varejo, justamente porque mobiliza o consumo em todas as classes sociais. Seja nas lojas de departamento, nos shopping centers ou no varejo de bairro, a data impulsiona o consumo tanto nos grandes centros quanto nas periferias. O valor do presente pode variar, mas os filhos de todas as classes querem presentear essa figura tão importante”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
De acordo com a pesquisa, o desejo de compra está presente em todas as camadas da população, com destaque para as classes C e D. Ao todo, 87% dos brasileiros das classes DE pretendem presentar alguém, enquanto 81% entre a classe C e 80% entre as classes A e B.
O levantamento aponta que 61% dos brasileiros preveem gastar entre R$ 100 e R$ 500 com presentes para o Dia das Mães. Desses 19% disseram que devem gastar até R$ 100 – percentual que sobe para 34% entre as classes D e E.
Veja quais são os presentes favoritos
- 47% dos entrevistados pretendem comprar cosméticos e roupas/acessórios.
- 39% dos entrevistados pretendem comprar chocolates.
- 29% dos entrevistados pretendem comprar calçados.
- 28% dos entrevistados pretendem comprar flores.
- 23% dos entrevistados pretendem comprar cestas de café da manhã e alimentos personalizados.
- 16% dos entrevistados pretendem comprar eletrônicos.
- 13% lembraram dos serviços de relaxamento e autocuidado como opção para presentear.
- 7% dos entrevistados pretendem comprar livros.
“Vestuário e beleza concentram grande parte da intenção de compra no Dia das Mães. São categorias com diversas faixas de preços, fácil adequação a diferentes perfis de presente e grande diversidade de escolhas. Para o setor, isso significa uma janela clara de oportunidade: a data aquece as vendas, acelera giro e impulsiona o faturamento tanto no comércio físico quanto on-line”, destaca Meirelles.
O levantamento ainda aponta que, de acordo com os entrevistados, as mães são as principais destinatárias dos presentes. No entanto, companheiras, sogras, irmãs e outras mulheres também serão lembradas na data especial.
Segundo a pesquisa, a expectativa das mães também é alta: 89% esperam ganhar algum presente no dia das mães.
A pesquisa ouviu 1.499 brasileiros em todo o país.