

Dia D da vacinação é neste sábado e Florianópolis conta com mais de 30 pontos de imunização – Foto: Canva/ND
O Dia D da vacinação contra a gripe, covid-19 e outras síndromes respiratórias virais acontece neste sábado (10), em mais de 30 pontos de Florianópolis. Os postos de saúde ficarão abertos entre 8h e 17h.
A população também pode se imunizar na van da vacinação, no espaço Imuniza Floripa e na sala de vacinas do Sesc Prainha. A capital catarinense tem passado por um aumento nos casos de doenças respiratórias, o que reforça a importância da vacinação.
O esquema vacinal está disponível desde quarta-feira (7), mas é neste sábado que a Prefeitura espera intensificar a vacinação.
Aplicada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a vacina é a trivalente, que protege contra três cepas do vírus responsável pela maioria dos casos de gripe atualmente: Influenza A (H1N1), subtipo A (H3N2) e Influenza B. O imunizante leva cerca de 15 dias para surtir efeito e é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.
“Nossa meta de vacinação está muito abaixo do esperado e a imunização é a melhor forma de prevenção, principalmente para os grupos mais suscetíveis”, destaca o secretário de saúde da capital catarinense, Almir Gentil.

Vacina aplicada pelo SUS protege contra três cepas do vírus responsável pela maioria dos casos de gripe – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil/ND
População poderá completar outros esquemas vacinais
Durante o Dia D da vacinação, além da imunização contra gripe, a população também poderá atualizar o calendário vacinal de rotina.
Estarão disponíveis os imunizantes Pneumo 10, DTPA (tríplice bacteriana), Pentavalente, Meningo ACWY, Rotavírus, BCG, HPV, hepatite A e B, Febre amarela, VIP/VOP (pólio) e Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
A vacina contra covid, porém, estará disponível apenas para menores de 5 anos, gestante, idosos e grupos prioritários, conforme determinação do Ministério da Saúde. O imunizante será aplicado somente em Centros de Saúde referência (confira no final da matéria).
Para se imunizar, é necessário levar um documento com foto. Em caso de orientações ou sintomas gripais, a recomendação é entrar em contato pelo Alô Saúde (0800 333 3233) antes de se dirigir ao centro de saúde e usar máscara para evitar a disseminação do vírus.

População deve levar um documento com foto no momento da vacinação – Foto: Foto/Arquivo/Flavio Tin/ND
Pontos de imunização do Dia D da vacinação em Florianópolis
Continente:
- Jardim Atlântico
- Abraão
- Vila Aparecida
- Novo Continente
- Monte Cristo
- Balneário
Norte:
- Barra da Lagoa
- Cachoeira do Bom Jesus
- Santo Antônio de Lisboa
- Ingleses
- Rio Vermelho
- Canasvieiras
Região central:
- Prainha
- Saco Grande
- Saco dos Limões
- Pantanal
- Trindade
- Itacorubi
- Agronômica
- Monte Serrat
Sul:
- Campeche
- Tapera
- Costeira
- Rio Tavares
- Pântano do Sul
- Lagoa da Conceição
- Fazenda do Rio Tavares
- Costa da Lagoa
Demais pontos:
- Espaço Imuniza Floripa – Policlínica da Mulher e da Criança
- Van da Vacinação – Ticen (Terminal de Integração do Centro)
- Sala de Vacinas do Sesc Prainha
Pontos de vacinação com imunizante contra a covid-19
Norte:
- Canasvieiras
- Ingleses
- Rio Vermelho
Continente:
- Abraão
- Estreito
Sul:
- Campeche
- Costeira
- Lagoa da Conceição
- Tapera
Centro:
- Espaço Imuniza Floripa (Policlínica da Mulher e da Criança)
- Saco Grande
- Saco dos Limões
- Trindade
- Van Itinerante (Ticen)