Alckmin sobre ser enviado à posse do papa Leão XIV: “Será uma honra”

São Paulo — O presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB) afirmou, neste domingo (11/5), que “será uma honra” representar o Brasil na missa de posse do papa Leão XIV, a ser celebrada no próximo 18 de maio na Praça de São Pedro, no Vaticano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que enviaria Alckmin ao evento enquanto cumpre agenda externa em visitas à Rússia e à China.

“O Brasil é o maior país católico do mundo. Nós, latino-americanos, termos um papa que nasceu nos Estados Unidos, mas passou a vida no Peru, ficamos muito felizes”, disse Alckmin a jornalistas. “O presidente Lula me solicitou e irei. Será uma honra representar o nosso país na posse do papa.”

A declaração foi dada a jornalistas na 5ª Feira da Reforma Agrária do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que acontece no Parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo.

Alckmin, um católico fervoroso declarado, acredita que Leão XIV dará continuidade ao trabalho do papa Francisco, morto em 21 de abril deste ano. “Leão XIV é uma referência ao papa Leão XIII, que foi quem fez a encíclica Rerum Novarum, que estabeleceu as bases doutrinárias da justiça social. Eu tenho certeza de que o papa Leão XIV será um papa contemporâneo do nosso tempo”, afirma o presidente em exercício.

“A primeira mensagem dele foi a paz. Acho que ele vai ter um papel importante no diálogo, na aproximação entre as regiões, na aproximação entre os povos. É o papa da esperança e contemporâneo da questão climática, da justiça social.”

Veja imagens de Alckmin na Feira do MST:

O vice-presidente esteve no Vaticano em dezembro do ano passado para acompanhar a cerimônia em que Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi nomeado cardeal.

Habemus Papam

Na última quinta-feira (8/5), o colégio de cardeais elegeu o cardeal Robert Francis Prevost, dos EUA, como próximo líder da Igreja Católica. O sucessor de Francisco tem 69 anos e será o 267° pontífice no cargo.

Leão XIV teve o primeiro compromisso voltado aos fiéis da Igreja Católica neste domingo (11/5), quando retornou à sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, para fazer a tradicional oração Regina Caeli (Rainha do Céu), em homenagem à Virgem Maria.

Na oração, Leão XIV fez um apelo por paz “justa e duradoura” na Ucrânia e na Faixa de Gaza, além de pedir cessar-fogo imediato e ajuda humanitária, e prestou uma homenagem à Francisco.

O pontífice também fez referências à guerra entre Israel e o Hamas. “Que seja oferecida ajuda humanitária à sofrida população civil, que sejam libertados todos os reféns”, disse, para depois celebrar o cessar-fogo no conflito entre Índia e Paquistão.

4 imagens

Multidão na Praça de São Pedro saúda o papa Leão XIV

Papa Leão XIV faz sua primeira prece aos fiéis, a Regina Caeli
Papa na sacada da Basílica de São Pedro
1 de 4

Papa Leão XIV faz sua primeira prece aos fiéis

Sam Pancher/Metrópoles

2 de 4

Multidão na Praça de São Pedro saúda o papa Leão XIV

Sam Pancher/Metrópoles

3 de 4

Papa Leão XIV faz sua primeira prece aos fiéis, a Regina Caeli

Sam Pancher/Metrópoles

4 de 4

Papa na sacada da Basílica de São Pedro

Sam Pancher/Metrópoles

Veja a agenda do papa para os próximos dias:

  • Na segunda-feira, 12 de maio, o papa Leão XIV se encontrará com a imprensa mundial.
  • Na sexta-feira, 16 de maio, haverá o encontro com o Corpo Diplomático (Chefes de Missão).
  • No domingo, 18 de maio, às 10h, na Praça São Pedro o Pontífice celebrará a missa de início de Pontificado.
  • Na terça-feira, 20 de maio, tomará posse da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros.
  • Na quarta-feira, 21 de maio, fará a primeira Audiência Geral.
  • No sábado, 24 de maio, o papa Leão XIV se encontrará com a Cúria Romana e com os funcionários do Estado da Cidade do Vaticano.
  • No domingo, 25 de maio, rezará o Regina Caeli e tomará posse das basílicas papais de São João de Latrão e de Santa Maria Maior.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.