Clientes do banco Neon já podem configurar suas contas na Carteira do Google para utilizar o Pix por Aproximação. A novidade foi anunciada pela instituição financeira nesta segunda-feira (12), mas é exclusiva para Android, uma vez que o iPhone ainda não tem suporte à nova modalidade do Banco Central.
- Por que não tem Pix por aproximação no iPhone?
- Como usar o Pix na Carteira do Google? App tem pagamento por aproximação e mais
A atualização expande a carta de instituições com suporte à Carteira do Google que, desde o ano passado, oferece pagamentos via Pix com auxílio do Open Finance.
Com a integração, os usuários podem utilizar a carteira digital disponível em celulares Android para fazer as transações por aproximação ou através de outros meios, como a leitura de QR Code ou ao inserir a chave e o valor.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A Carteira do Google também tem suporte ao Pix Copia e Cola, que opera através de um código único para fazer pagamentos de compras online.
Outras instituições, como o Digio, Banco do Brasil, Inter, PAN, Bradesco, BTG Pactual, C6 Bank, Caixa, Itaú, Mercado Pago, Nubank, PagBank, PicPay, Santander e Sicredi, também oferecem integração com a carteira do Google.
Exclusivo para Android
Até o momento, o Pix por Aproximação está disponível somente em celulares Android, através da Carteira do Google. A exceção é encontrada apenas em bancos que criaram soluções próprias para usar o recurso, como é o caso do Nubank.
O iPhone, no entanto, ainda não tem suporte ao Pix por Aproximação, uma vez que a Apple ainda não solicitou autorização para operar o serviço, informou o banco Neon.
Para operar o Pix por Aproximação, empresas responsáveis por carteiras digitais, como a Apple, Google e Samsung, precisam de um registro no Banco Central como iniciadora de pagamento.
O serviço começou a ser liberado em novembro e, atualmente, apenas a Carteira do Google tem autorização para oferecer o serviço, que opera através do Open Finance.
Segundo o portal UOL, em resposta ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Apple informou que não aceita Pix por Aproximação pois a legislação brasileira devido à taxas.
Neste caso, a defesa da fabricante observou que a legislação brasileira não tem nada “que impeça a Apple de cobrar uma taxa pelos seus serviços”. A resposta surgiu devido à acusação do Cade de que a empresa dificulta o acesso de outras carteiras no iPhone.
Questionada sobre o caso pelo Canaltech, a Apple não retornou as tentativas de contato até o momento.
Não há previsão de lançamento do recurso em celulares da Apple e na Samsung Wallet.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Qual a diferença entre Pix por aproximação e o Pix tradicional?
- Como tirar o Pix da Carteira do Google
- BC endurece regras do Pix para adesões a partir de 2025
VÍDEO: PIX por aproximação vs Débito NFC social | Dicas| #shorts
Leia a matéria no Canaltech.