Saúde do intestino: yoga pode melhorar problemas de digestão

O intestino pode chegar a nove metros de comprimento e abriga uma complexa rede de células nervosas que desempenham um papel essencial na nossa saúde física e mental. Além de ser responsável pela digestão e absorção de nutrientes, o órgão concentra cerca de 70% do sistema imunológico. Por isso, seu bom funcionamento é fundamental para o equilíbrio do corpo.

A saúde do intestino impacta o bem-estar de todo o corpo

Segundo Francisco Kaiut, professor de yoga, quiroprata e terapeuta natural, o intestino influencia não apenas a digestão, mas também o sono, o comportamento e o estado emocional.

O contrário também ocorre: emoções como ansiedade e estresse podem afetar diretamente o funcionamento do intestino. Um exemplo disso é a síndrome do intestino irritável, condição ligada a fatores emocionais que provoca dores abdominais, diarreia ou constipação.

“A relação entre o intestino e o estado emocional é tão profunda que até mesmo a biomecânica do órgão pode ser alterada, gerando distúrbios gastrointestinais e outros sintomas. Por isso, cuidar da saúde intestinal envolve corpo e mente. É aí que o yoga pode ajudar”, afirma Francisco.

Qual a relação entre o yoga e a saúde digestiva?

O yoga é uma prática milenar que envolve posturas capazes de alcançar todas as áreas do corpo. Essas posturas estimulam a circulação sanguínea, aumentando o fluxo de oxigênio e nutrientes para os órgãos, incluindo o intestino.

Além disso, os asanas do yoga ajudam a estimular o sistema digestivo e podem aliviar sintomas de constipação.

Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.