O umbigo é uma área do corpo um tanto quanto esquecida. Entretanto, merece alguns cuidados e uma limpeza correta, conforme orienta a médica Mayla Carbone, de São Paulo. A dermatologista enfatiza que deixar a região suja, além de ser falta de higiene, pode implicar no surgimento de condições de saúde.
De acordo com a especialista, o umbigo é uma região muitas vezes “negligenciada”. “Quando está sujo, pode apresentar odor desagradável, secreção, coceira e até mudança de coloração na pele ao redor”, salienta.
Segundo a dermatologista, esses sinais indicam a presença de bactérias ou fungos, que encontram na área um ambiente propício para se multiplicar, principalmente se houver umidade e falta de ventilação.
Mayla frisa que a limpeza do umbigo “deve ser incorporada à rotina diária de higiene pessoal”: “Quando feita com regularidade, previne o acúmulo de resíduos, como suor, células mortas e fiapos de roupas.”
Ela ressalta que pessoas com maior propensão à oleosidade, suor intenso ou praticantes de atividades físicas com frequência precisam redobrar a atenção quanto à limpeza da área.
Limpeza do umbigo
A seguir, a médica explica a respeito da limpeza do umbigo:
- A higienização do umbigo deve ser feita com água e sabonete neutro durante o banho.
- Utilize os dedos com delicadeza para limpar a região.
- Apenas em casos de umbigo profundo, é recomendado usar uma haste flexível com ponta de algodão umedecida, sempre com muito cuidado para não machucar.
- O ideal é enxaguar bem e secar completamente após a limpeza, pois a umidade favorece a proliferação de micro-organismos e bactérias.

Condições de saúde
A especialista destaca sobre a falta de higiene adequada da região ocasionar infecções locais, a exemplo da onfalite, que é uma inflamação do umbigo. “Embora mais comum em recém-nascidos, também pode acometer adultos”, garante Mayla Carbone.
Em casos mais graves da falta de limpeza do umbigo, podem surgir abscessos ou infecções fúngicas, especialmente em pessoas com imunidade comprometida. “Por isso, manter a limpeza da área é um cuidado simples, mas essencial para a saúde da pele”, argumenta a dermatologista.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.