O forno é um dos eletrodomésticos mais utilizados no dia a dia na cozinha. Ele pode preparar refeições completas, desde o café da manhã até o jantar, trazendo praticidade para a rotina. Mas e quando você começa a sentir que aquele item não te atende mais de maneira eficaz?
Esse sentimento é muito comum e indica que é hora de considerar comprar um novo forno para a sua cozinha. Para que os problemas sejam resolvidos com a troca, é essencial considerar aspectos importantes, que vão desde a capacidade até a facilidade de limpeza. Abaixo, você confere os principais pontos de atenção:
Capacidade
O primeiro fator a ser observado é a capacidade do eletrodoméstico. Ou seja, o tamanho, que consta na sua descrição, e também como esse espaço é realmente aproveitado durante o uso. O ideal é encontrar um produto que caiba na área que você tem no cômodo e que ofereça um espaço interno dividido e organizado, para melhor aproveitamento.
Para acertar em cheio, comece medindo o espaço da sua casa onde o forno irá ficar e elimine aqueles modelos que não são compatíveis. Depois, avalie a parte interna das opções restantes, observando número e altura das grades.
Como avaliar a capacidade ideal para mim?
A capacidade ideal de um forno pode variar muito de pessoa para pessoa, por isso é essencial que você faça essa avaliação de acordo com a sua rotina. Quem prepara um número maior de receitas ou mora com mais pessoas, por exemplo, precisa de fornos com capacidades maiores.
Outra boa dica para saber se o forno é compatível com os seus hábitos culinários é usar as formas da sua casa de parâmetro. Meça as que você mais usa no dia a dia e compare com a capacidade do forno, entendendo quantas delas caberiam em um único preparo.
Eficiência energética
Todo forno gasta energia, seja ele elétrico, seja convencional (o modelo a gás que conhecemos). Portanto, a eficiência energética é outro fator que deve ser colocado na balança na hora de tomar uma decisão assertiva. Quanto mais eficiente for o eletrodoméstico, menos recursos elétricos são utilizados para que o aparelho funcione.
O modo mais simples de verificar a eficiência energética de um forno é ter atenção com os selos disponíveis na sua embalagem e na descrição do produto. A ENCE, Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, categoriza os produtos em grupos que vão de A a G, sendo o A o grupo mais eficiente. Portanto, prefira fornos A ou B para otimizar o consumo de energia.
Tipos de funções
Quando falamos de fornos, existem dois tipos principais para uso doméstico: o convencional e o elétrico. Na hora de comprar um novo produto, é preciso levar em conta esses dois grandes grupos e as suas principais características. Lembre-se: não existe uma escolha certa ou errada, mas, sim, a que mais combina com você e com os seus hábitos!
Os fornos convencionais são aqueles que funcionam a gás. Eles gastam menos energia, costumam ser maiores e têm opções mais simples no que diz respeito às funções. Já os fornos elétricos funcionam apenas através da energia, costumam ser mais compactos e possuem uma gama maior de funções no seu painel.
Facilidade de limpeza
Em uma rotina corrida, nem sempre sobra tempo para limpar a casa e os eletrodomésticos nos mínimos detalhes. Por isso, a facilidade de limpeza do aparelho também deve ser considerada!
Fornos com superfícies mais lisas e menos detalhes tendem a ser mais fáceis de limpar, enquanto fornos com designs mais elaborados demandam mais tempo. O tamanho do eletrodoméstico também influencia diretamente no tempo e esforço gastos com a tarefa.
O post O que considerar ao comprar um novo forno para a sua cozinha apareceu primeiro em Criativa Online.