PS5 Pro pode ter salto maior de desempenho gráfico com o PSSR 2

O PSSR 2, previsto para chegar a partir de 2026 ao PS5 Pro, pode trazer um verdadeiro salto de desempenho gráfico no console de mesa. Novos rumores apontam que a tecnologia pode fazer mais jogos alcançarem resolução 4K rodando a 120 FPS, além da resolução 8K a 60 FPS. 

  • 10 jogos mais inovadores de todos os tempos
  • Preço dos jogos vai aumentar, mas sabia que já foi muito pior?

A informação foi compartilhada pelo canal Moore’s Law is Dead, que também reforça o suporte aos 120 FPS em resoluções 1440p e 1080p — algo que a versão atual do upscaling não alcança por estar focada no 4K.

A Sony e a AMD já declararam que estão trabalhando em novas ferramentas para melhorar o desempenho gráfico dos jogos no PS5 Pro, com planos de trazer esta “nova versão” — chamada provisoriamente de PSSR 2 — apenas daqui a um ano. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O rumor aponta que a participação da AMD não é para melhorar o upscaling atual, mas trazer uma melhoria chamada de “MFSR”, baseada no FSR 4. Seu objetivo será de melhorar a qualidade da imagem dos jogos, principalmente em títulos que não usam o upscaling da Sony, substituindo a ação do Temporal Anti-Aliasing (TAA).

Imagem do PS5 Pro
Se depender da Sony e da AMD, o PS5 Pro receberá muitas melhorias (Imagem: Reprodução/Sony)

O suposto PSSR 2 do PS5 Pro

Vale notar que a Sony não se pronunciou se o novo suporte terá o nome de PSSR 2 no PS5 Pro ou se apenas atualizarão a versão atual, aprimorando o que ela já faz dentro de uma lista seleta de jogos. 

Outro aspecto importante é que todo o progresso que está sendo visto no PS5 Pro também poderá estar presente na próxima geração de consoles: o PS6. Ou seja, quanto mais avanços e atualizações houverem na tecnologia de upscaling, mais aprimorada ela poderá chegar aos jogadores no futuro. 

Ainda assim, o upscaling não faz todo o trabalho sozinho. A versão mais poderosa do PlayStation 5 também conta com um salto em relação à sua GPU e também em relação ao recurso de ray tracing. Porém, há um grande desafio em relação ao seu preço: no Brasil, o videogame é vendido pelo preço sugerido de R$ 6.999 e nos Estados Unidos ele tem o valor de US$ 699 — o videogame mais caro de toda a história. 

Leia também no Canaltech:

  • 8 melhores jogos de terror para PlayStation 5
  • O que são jogos shareware? Como títulos grátis mudaram a indústria
  • Nintendo Switch se aproxima mais do PS2 com 152 milhões de unidades vendidas

Vídeo: O PS5 Pro chegou e no YouTube discutimos quem é o público-alvo da nova versão do videogame

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.