São Paulo — A Polícia Civil procura pessoas que tiveram alianças roubadas e recuperadas na última semana em lojas da região central de São Paulo. Os objetos estão agora na sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na zona norte da capital paulista.
Caso tenha identificado alguma aliança nas imagens que ilustram a reportagem, a pessoa deverá comparecer ao Deic, na Avenida Zaki Narchi, 152, no Carandiru, a cerca de 500 metros da estação de mesmo nome, na Linha 1-Azul do metrô.
Veja se a sua aliança foi recuperada:
Segundo a polícia, as alianças foram apreendidas na última semana durante a Operação Ouro Reverso, conduzida pela 3ª Delegacia de Investigações sobre Fraudes Financeiras e Econômicas. Além delas, foram recolhidos R$ 2,7 milhões em ouro e joias, mais R$ 157 mil em espécie.
Reconhecimento de aliança
O delegado Fernando David, que participou da operação, afirmou que é fundamental a presença da vítima para reconhecer a joia recuperada.
“Quando a vítima vem à delegacia e faz o reconhecimento do material, ela descarta a hipótese de que aquelas alianças podem ter sido usadas apenas como moeda de troca”, diz. “Com a comprovação do roubo, conseguimos provar que nas lojas onde eram feitas a venda do ouro era praticado o crime de receptação qualificada”, afirma.
Segundo a polícia, o interessado em recuperar a aliança roubada deverá apresentar detalhes que comprovem que o objeto é seu, como foto, documento ou boletim de ocorrência. Antes da devolução, a aliança passará por perícia.