O Tempo Universal Coordenado (UTC) é um padrão de referência para o cálculo dos fusos horários mundiais, partindo do Meridiano de Greenwich, que abarca o Reino Unido, Islândia, Portugal e vários países do oeste africano. Atualmente, o horário é calculado a partir da média de mais de 400 relógios atômicos extremamente precisos, mas nem sempre foi assim.
- Novos relógios atômicos precisos são usados no padrão universal de tempo
- NASA vai criar padrão de tempo especial para a Lua até 2026
O surgimento do Tempo Universal Coordenado
A ideia de criar um tempo universal surgiu no final dos anos 1800, quando estradas de ferro e transatlânticos conectaram o mundo comercialmente e a necessidade de coordenar a economia foi se tornando prioridade. Antes disso, os horários eram definidos com base em relógios locais, gerando confusões na ordem de segundos e minutos que iam se acumulando e causando problemas.

Em 1884, a Conferência Internacional do Meridiano foi realizada em Washington, capital dos Estados Unidos, para levantar uma maneira de sincronizar relógios mundiais. A latitude, baseada no equador, já era usada, mas não havia um padrão para as linhas de longitude (de norte a sul). Na reunião, 41 delegados de 25 países selecionaram Greenwich, na Inglaterra, como o meridiano primário, gerando o Tempo Médio de Greenwich (GMT, de Greenwich Mean Time).
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Em meados do século XX, surgiram os relógios atômicos, que notaram variações diárias na rotação da Terra, mesmo que pequenas, de frações de segundo. Em 1967, isso levou às Nações Unidas a adotarem o UTC, que usa a tecnologia atômica e medidas da rotação planetária no cálculo da hora. Greenwich continuou sendo o marco zero.
Uma curiosidade é que a sigla não vem de nenhuma língua específica, mas sim de um acordo entre os falantes de inglês e francês: na primeira língua, a sigla ficaria CUT (Coordinated Universal Time) e, na segunda, TUC (Temps Universel Coordonné), então o meio termo entre as duas, UTC, foi escolhido. No Brasil, três faixas de horário estão presentes, UTC -3, UTC -4 e UTC -5 (ou seja, três, quatro e cinco horas a menos que em Greenwich, respectivamente).
Leia também:
- Quantas horas são na Lua? É isso que a NASA está tentando decifrar
- Quasares são usados para comparar dois dos relógios mais precisos da Terra
- Cientistas querem usar relógio atômico super preciso e redefinir o próprio tempo
VÍDEO: Smartwatches são confiáveis? O monitoramento cardíaco dos relógios inteligentes funciona mesmo?
Leia a matéria no Canaltech.