Um terremoto de magnitude 4.4 foi registrado, na manhã desta terça-feira (13/5), na Itália. De acordo com as autoridades, o fenômeno foi precedido por dois tremores menores, de magnitude 2.2.
Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), um enxame sísmico — sequência de terremotos — está em andamento na região. Até o momento, foram registrados 12 terremotos de intensidade variando entre 0.9 e 4,4. Até a última autualização desta repostagem, não havia registro de vítimas.
Escolas, universidades e escritórios foram evacuados. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram pessoas na rua, carros buzinando e pais correndo para buscar os filhos. Veja:
Os tremores foram registrados em toda a área de Campi Flegrei, uma caldeira vulcânica na Itália, e em vários bairros de Nápoles.
A prefeitura convocou imediatamente o Centro de Coordenação de Socorro ao Palácio do Governo para fazer um balanço da situação. O governo local está monitorando constantemente as áreas do epicentro e imediações.
“Um grande enxame sísmico está em andamento. Imediatamente, ordenei que todas as patrulhas policiais locais fossem para as ruas. Fortes tremores que inevitavelmente assustaram a população. Convido a todos a manterem a calma e permanecerem em espaços abertos, estes são momentos de grande apreensão”, escreveu a prefeita de Pozzuoli, Gigi Manzoni, no Facebook.
O terremoto também paralisou o tráfego ferroviário.