Os brasilienses viram a terça-feira (13/5) amanhecer com temperatura baixa, alta concentração de nuvens e massa de ar fria. O termômetro marcando 15º C no início do dia fez com que as blusas de frio e gorros virassem peça essencial no vestuário ao saírem de casa. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a sensação térmica mínima foi de 11,5 º C.
Essa situação climática já era esperada pelo Inmet, que prevê maio com temperaturas amenas nas primeiras horas do dia, elevação progressiva ao longo do período da tarde. Segundo o órgão, a tendência para esta semana é de baixa umidade relativa do ar e sem previsão de chuvas com as temperaturas entre 14ºC e 27ºC.
O mês de maio é marcado pelo início do período de seca em Brasília, mas o céu com número elevado de nuvens chamou a atenção. O meteorologista Olivio Bahia explicou que apesar do frio sentido pelos moradores da capital, não há frente fria vinda do Sudeste, apenas um frio causado pelas baixas temperaturas da madrugada e ampliado pelos ventos gelados que diminuem a sensação térmica.
De acordo com o especialista, a sensação térmica varia de pessoa para pessoa e é uma medida indireta calculada estimada influenciada por vários fatores.
“O vento gelado faz com que a sensação térmica diminua a temperatura real e a percepção pode depender de fatores biológicos e até roupas utilizadas, por exemplo, uma pessoa com blazer sentirá menos frio”.
Para Olivio, a explicação para a nebulosidade vista principalmente na região central da capital é de que “as nuvens baixas se formam próximas ao solo e dependendo do local pode ter neblina ou nevoeiro em função das temperaturas mais baixas”.
As temperaturas dificilmente ultrapassarão os 30ºC no período de secas e na parte da noite o clima deve ter uma queda de temperatura gradativa. “Deve ser tomado cuidado durante o dia ingerindo bastante água e usando protetor solar e usar blusa de meia estação para evitarem resfriados”, alerta Olivio.
Há uma pequena chance de precipitação durante esse período e mesmo que aconteça, podem haver apenas chuvas passageiras que não serão suficientes para encher reservatórios e solos. A época de seca fará com que a paisagem de Brasília mude, com o desaparecimento do verde da natureza e a chegada do cinza. Além dos cuidados pessoais necessários, é necessário estar atento para possíveis incêndios florestais, que são bem comuns neste período do ano.