Gemini além do celular: IA do Google será levada para relógios, TVs e até carros

O Google anunciou nesta terça-feira (13) os planos para levar o assistente de IA Gemini para mais aparelhos, incluindo smartwatches, TVs e até carros. A expansão faz parte de um projeto para “reimaginar o Android com o Gemini no centro”, segundo a empresa.

  • 10 comandos legais para usar no Gemini
  • O que é Wear OS?

A IA já está consolidada nos celulares, configurada como assistente principal do Google no Android e com recursos como o Gemini Live, para conversas em tempo real, e o compartilhamento de tela. Agora, o próximo passo do Google é levar o assistente para os demais aparelhos usados no dia a dia.

Confira as novidades:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

  • Gemini Live em relógios
  • Assistente de IA para veículos
  • Resumos e recomendações nas TVs
  • Gemini na realidade mista

Gemini Live em relógios

O Gemini será integrado ao Wear OS, sistema operacional Android para smartwatches. Nesse caso, a principal vantagem será usar o assistente com as mãos ocupadas — basta um toque na tela para iniciar o modo de conversa Gemini Live e tirar todas as dúvidas por áudio.

O Google destaca a habilidade do assistente para criar lembretes e até conectar com outros aplicativos, incluindo o serviço de e-mail, para trazer respostas personalizadas. Segundo a empresa, a atualização começa a ser distribuída nos próximos meses.

Assistente de IA para veículos

O assistente também vai chegar aos automóveis com Android Auto ou com o sistema embutido do Google — já são mais de 250 milhões de carros com suporte à versão do Android, segundo a empresa. 

A conversa por voz é um destaque novamente, já que evita toques na tela e distrações visuais. O Gemini consegue configurar rotas específicas, como pedir para encontrar postos de gasolina pertos de parques, “quebrar o gelo” com diálogos sobre qualquer assunto e ainda resumir ou traduzir as mensagens recebidas no celular.

A previsão é de que a novidade chegue ao Android Auto nos próximos meses e apareça nos veículos com o sistema embutido do Google até o final do ano.

Carro com Android Auto e Gemini
Assistente Gemini será levado ao Android Auto (Imagem: Divulgação/Google)

Resumos e recomendações nas TVs

O Google TV é mais um sistema que receberá novos recursos do assistente, incluindo suporte ao Gemini Live para resumir ou recomendar programas específicos nos serviços de streaming. A Big Tech também destaca a capacidade de entreter as crianças com conversas gerais com a IA.

De acordo com a empresa, a atualização deve ser liberada até o final deste ano.

Gemini na realidade mista

O Android XR, sistema de realidade mista para óculos inteligentes em parceria com a Samsung, também contará com muitos recursos de IA. 

O Gemini poderá ser usado para recomendar vídeos, mapas e dicas sobre o que está sendo mostrado na câmera, com suporte em tempo real. O lançamento deve ocorrer até o final deste ano, junto com a chegada do novo headset feito pela Samsung.

Leia também:

  • O que muda entre o Gemini 2.5 Flash e 2.5 Pro? Conheça as IAs do Google
  • O que é e como funciona o ChatGPT?
  • Como usar o NotebookLM, o bloco de notas com IA do Google

VÍDEO: Android XR | O que eu espero que não dê errado dessa vez com a nova versão do sistema operacional

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.