O bolsonarismo continua cavando o fundo do poço da desinformação. Dessa vez, foi o site oficial da prefeitura de Japorã, cidade no interior do Mato Grosso do Sul, que publicou uma fake news escabrosa: a falsa morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A publicação trazia uma montagem grotesca com o petista dentro de um caixão, cercado por flores, com o título “Morre Lula aos 79 anos”.
No estilo “nota de falecimento”, o texto delirante ainda inventava que Lula teria sofrido uma parada cardíaca no dia 7 de maio, enquanto estava em casa, em São Bernardo do Campo, recebendo cuidados médicos. Claro, tudo absolutamente falso — e digno de processo.
O delírio digital prossegue afirmando que a suposta morte do presidente “pegou de surpresa” a população e que o país se preparava para o velório de “uma das figuras mais influentes de sua história”. Com tom farsesco de homenagem, o conteúdo espalhava desinformação e reforçava o nível rasteiro de parte do jogo político atual.
Site público virou balcão de mentira
Mais do que ofensivo, o episódio é grave: trata-se de uso de um canal institucional para divulgar uma notícia falsa sobre a morte de um chefe de Estado em exercício. Algo que fere princípios básicos de responsabilidade pública, além de poder configurar crime de improbidade.
O Campo Grande News entrou em contato com o prefeito de Japorã, Vitor Malaquias (PSDB), que, convenientemente, afirmou “não saber” da publicação. Disse que iria verificar o ocorrido, como se a responsabilidade institucional fosse um detalhe. Até o momento, nenhuma nota oficial de retratação foi publicada.
A estratégia da mentira
Essa não é uma ação isolada. A extrema-direita brasileira, órfã de projeto real e de discurso honesto, aposta cada vez mais na produção de fake news como ferramenta política. Ao colocar uma montagem no site da própria prefeitura, o bolsonarismo local escancarou o nível de degradação institucional a que chegou parte da máquina pública.
Enquanto isso, Lula segue vivo, presidente e atuante — o que parece ser o verdadeiro problema para essa turma.
O post Prefeitura bolsonarista espalha fake news sobre morte de Lula apareceu primeiro em Diário Carioca.