São Paulo — Moradores de Perdizes, bairro da zona oeste de São Paulo, afirmam estar enfrentando uma infestação de escorpiões nas ruas e residências da região. Relatos nas redes sociais começaram a repercutir depois que a a Secretaria Municipal da Saúde ter sido acionada para atender uma ocorrência de picada do aracnídeo na Rua Palestra Itália, no dia 1° de maio.
A administração municipal confirmou, em nota, que uma equipe de vigilância foi ao endereço para “verificar a situação e tomar as providências necessárias”. Além disso, a Prefeitura informou que a Subprefeitura da Lapa realiza serviços diários de zeladoria na Rua Palestra Itália. Este ano, segundo a gestão municipal, já foram notificados 200 acidentes envolvendo escorpiões na cidade.
Ao Metrópoles, um morador de Perdizes contou que encontrou quatro escorpiões no próprio apartamento, na Avenida Professor Alfonso Bovero. Apesar do susto, Cícero Custódio disse que não chegou a ser picado.
Nas redes sociais, um perfil que costuma cobrir o cotidiano do bairro também publicou relatos de quem viu escorpiões. Um dos comentários relaciona a infestação a um terreno baldio localizado nas proximidades da Rua Palestra Itália — loteamento que, segundo os moradores, “está cercado há muito tempo”.
A limpeza do local foi destacada em vários comentários. Alguns usuários apontaram que a Palestra Itália “vive suja”, enquanto outros disseram que nunca viram tamanha quantidade de mosquitos e baratas. “Cidade abandonada”, postou um morador.
Habitantes de outros bairros também apontaram a presença do aracnídeo em suas casas. Uma moradora da zona norte contou, também nas redes sociais, que encontrou o animal no banheiro de casa. Outra usuária, moradora de Santa Cecília, na região central da capital, viu escorpiões no bairro.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), informou que em 2025, até o momento, foram notificados 200 acidentes envolvendo escorpiões na capital. “No ano de 2024, foram notificados 425 e, em 2023, 442.”
O que fazer em ocorrências de escorpião
- Em caso de ocorrências envolvendo escorpiões e outros animais peçonhentos, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Covisa, afirma que é necessário realizar os seguintes procedimentos de imediato:
- É importante que a vítima limpe o local da picada com água e sabão, sem aplicar nenhum tipo de produto.
- Na sequência, a vítima deve procurar atendimento na unidade de pronto de atendimento mais próxima.
Controle e prevenção
A Divisão de Vigilância de Zoonoses informou manter um programa de controle para orientação de medidas preventivas, averiguação e busca ativa de locais com ocorrências de escorpiões na cidade de São Paulo.
Segundo o órgão, o objetivo é conter os riscos de acidentes envolvendo esses animais. Para isso, agentes da equipe realizam vistorias em imóveis e locais com registros do tipo, como terrenos, bueiros e outros.