A presença da influenciadora Virginia Fonseca na CPI das Bets deu o que falar nessa terça-feira (13/5). A empresária chegou para depor na comissão do Senado Federal, em Brasília, usando um óculos de grau, moletom com o rosto da filha e um copo Stanley cor-de-rosa. O look despretensioso, juntamente com a pouca maquiagem, gerou comparações na web com Suzane Von Richthofen, condenada pelo assassinato dos próprios pais.
Vem entender!

Visual inocente de Virginia
Para os internautas que acompanharam a CPI das Bets, em que Virginia prestou depoimento, o visual da influenciadora não passou despercebido. Ao usar um moletom preto com o rosto da filha Maria Flor, que, com apenas 2 anos, já é considerada um fenômeno na web, a influencer pretendia humanizar sua imagem, lembrando a todos que é uma mãe apaixonada pelos filhos.
A maquiagem leve, o óculos de grau e o copo Stanley cor-de-rosa, acessório frequentemente mostrado em seus stories no Instagram, também fazem parte da comunicação de imagem de Virginia. O conjunto completo gera empatia e identificação, com elementos do dia a dia que fazem com que o público se sinta mais próximo da influenciadora.
Mas, o que chamou a atenção de algumas pessoas foi a semelhança do visual com o estilo das roupas usadas por Suzane Von Richthofen em entrevistas públicas quando foi acusada de ter assassinado os pais — crime pelo qual foi condenada em 2006. Richthofen usava moletons estampados com personagens infantis, como o Pernalonga, da Looney Tunes, em uma tentativa de suavizar sua imagem e parecer “inocente”.
A atriz e apresentadora Luana Piovani republicou, em seu perfil no Instagram, uma postagem comparando o moletom de Virginia com o de Suzane, gerando debates na web.
“Por que essas meninas quando são acusadas de alguma ilegalidade o figurino sempre remete a algo pueril? Moletons com motivos infantis farão elas parecerem honestas, decentes e boa gente? A verdade não rima”, diz a publicação repostada por Piovani.

Estilo e estratégia
Vale refletir sobre o fato de que o look escolhido por Virginia acabou chamando mais atenção do que o próprio motivo da realização da comissão. Acostumada a aparecer com roupas de grife e a exibir seu dia a dia com forte apelo visual, a influenciadora surpreendeu ao adotar uma estética mais simples e despretensiosa. A escolha despertou curiosidade do público, que passou a questionar as intenções por trás dessa mudança de estilo.
Pouco tempo atrás, Virginia virou tópico nas redes sociais ao mostrar que havia adquirido uma bolsa Hermès Birkin, conhecida por ser um item de valor alto e exclusivo. A influenciadora usou a frase “me mimei” para se referir à compra e viralizou, mais uma vez, na internet.
